Para durar mais, garrafas de vinho devem ficar longe da cozinha
Por Ana Luiza Tieghi
O pior ambiente para guardar vinhos em casa é a cozinha, onde há muita variação de temperatura, o que pode interferir no sabor da bebida. O vinho deve ser armazenado no local mais fresco da casa e sem incidência direta de luz.
A garrafa pode ser guardada na vertical por cerca de um mês, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo, Arthur Azevedo.
Depois, deve ficar na horizontal, para que o líquido mantenha a rolha úmida e impeça a entrada de oxigênio, responsável por oxidar a bebida e modificar seu sabor.
Alexandra Corvo, sommelier e dona da escola de vinhos Ciclo das Vinhas, afirma que a geladeira é um bom local para manter a bebida durante algumas semanas –prefira a gaveta de legumes, menos fria.
Só atente para a temperatura de servir. Para Corvo, vinhos brancos leves, como o sauvignon blanc, vinho verde, espumantes e os tintos pinot noit e beaujoulais estarão com a temperatura perto do ideal, enquanto vinhos mais encorpados, como os tintos cabernet sauvignon e bordeaux, ou brancos da Borgonha, precisam ficar um pouco fora da geladeira para aumentarem a temperatura.
Serve também para preservar a bebida depois de aberta, mas apenas por alguns dias, afirma Alexandra. Para isso, é necessário recolocar a rolha.
Segundo a sommelier, instrumentos que tiram o ar de dentro da garrafa antes de fechá-la novamente ajudam, mas não impedem que a oxidação da bebida ocorra, já que o vinho já teve contato com o ar ao ser aberto.
Se a ideia é guardar os vinhos por vários anos, a sugestão é investir numa adega climatizada, que mantém a temperatura entre 13ºC e 15ºC. Só 1% deles melhora com o tempo, diz Azevedo. “São vinhos caros, acima de R$ 150.”
Leia mais sobre decoração, carreira, carros e negócios no Sobretudo.