5 passos para ser produtivo trabalhando em casa

O home office está se tornando cada vez mais popular nas empresas. Com a reforma trabalhista aprovada em novembro de 2017, as regras para quem trabalha remotamente ficaram mais claras.

Mas para muitas pessoas, é difícil se adaptar à nova rotina, solitária e cheia de distrações.

Aqui, algumas soluções para se dar bem trabalhando de casa.

1. Contrato

Para ficar de acordo com a nova legislação, o trabalho home office deve ser reconhecido em contrato, especificando quais atividades serão exercidas, a quantidade de horas trabalhadas, as responsabilidades pela aquisição e manutenção dos equipamentos e o eventual reembolso de despesas, como internet e telefone.

Não há um limite de horas estabelecido pela reforma, nem pagamento de hora extra.

2. Transição

Os problemas do trabalho remoto começam já no primeiro dia. Isso porque geralmente o funcionário não recebe nenhum tipo de treinamento para a transição do escritório para a casa.

Pelo menos é o que mostra um um estudo do Departamento de Gerenciamento da London School of Economics, conduzido por Esther Canonico, com 514 funcionários.

É preciso ter clareza das atividades que serão desempenhadas e dos prazos a serem cumpridos, bem como os métodos de controle.

Uma saída para a falta de treinamento é começar a trabalhar à distância por dois a três dias por semana. Nesse período de adaptação, avalie seu nível de produtividade.

É importante fazer essa análise antes que os chefes a façam e decidam acabar com esse privilégio.

3. Disciplina

Horários flexíveis e economia de tempo no trânsito são as vantagens mais exaltadas por funcionários que trabalham em casa. Mas é preciso ter muita disciplina para não se distrair com questões pessoais e manter a produtividade em alta.

Para ficar no controle, a rotina ainda é a melhor aliada. Vale definir horários regrados para começar e terminar as tarefas, ou traçar um plano de metas a serem cumpridas dia a dia.

Não misture os horários de trabalho com as tarefas pendentes de casa ou da vida pessoal. É uma boa ideia colocar um horário de almoço (e cumpri-lo) para não terminar o dia sobrecarregado.

4. Local

O espaço de trabalho é outro ponto importante na administração do processo de trabalho remoto. O local deve ser tranquilo e protegido de distrações, como crianças, animais, campainha…

Para o professor Robert E. Kelly, que viralizou na internet ao ser interrompido pelos filhos pequenos durante uma entrevista ao vivo para a BBC, “é mais fácil falar do que fazer”.

Também são necessários móveis ergonômicos e iluminação adequada. Algumas empresas enviam um especialista para avaliar esses itens no “novo escritório”, e podem instalar softwares de controle de horas, sistemas de segurança e aplicativos de comunicação.

Um cantinho na sala ou um quartinho de bagunça podem ser arrumados para acomodar o escritório em casa.

5. Presença

Um dos riscos de quem trabalha longe do escritório é ficar desconectado da direção estratégica da empresa e ser excluído de novos projetos, o que representa um risco para a carreira.

De fato, estudos da Universidade do Arizona mostram que um terço das pessoas que trabalham em casa não sente apoio dos chefes, e 40% se sentem desconectados.

“As pessoas que trabalham em casa se isolam profissional e pessoalmente”, adverte Canonico.

Uma forma de contornar o problema é manter uma comunicação virtual constante e definir alguns dias de trabalho na empresa. Também é essencial estar presente nas reuniões importantes que tenham a presença dos gestores.

Fontes: Paulo Lee e Daniela Yuassa, advogados trabalhistas, Falconi Gente, consultoria de RH e Robert Half, consultoria de RH

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