O melhor jeito de descongelar a comida

 Por Carolina Muniz


Descongelar alimentos em cima da pia não é a melhor opção. Como o freezer não mata as bactérias presentes na comida, só as deixa inativas, assim que elas ficam em temperatura ambiente, começam a se multiplicar. O centro do alimento demora mais para descongelar, enquanto a parte externa fica sem refrigeração e mais propensa a contaminação.


Pior é descongelar com água, seja corrente ou dentro de um recipiente, o que eleva a proliferação de micro-organismos. O recomendado é deixar o alimento na geladeira até que descongele por completo.


Se não dá para esperar, tudo bem recorrer ao micro-ondas. Use a função “descongelar” para ter menos alteração de textura e sabor. O preparo deve ocorrer logo em seguida. Também dá para levar alimentos como feijão e molhos direto à panela, mas, pular o descongelamento, pode deixá-los mais ressecados. Legumes podem ir direto para a água fervente.


A comida descongelada não deve voltar ao freezer. Isso porque o número de bactérias aumenta com o descongelamento. Na hora de descongelar de novo, o risco de contaminação cresce —a menos que o alimento tenha sido cozido. Por exemplo, a carne moída crua não deve ser congelada novamente, mas, se for refogada, não há problema.


Fonte: Vivian Zollar, integrante do Conselho Regional de Nutricionistas de SP e MS