Repor água e óleo no posto de gasolina traz riscos ao veículo
Por Carolina Muniz
Da próxima vez que o frentista perguntar “posso dar uma olhadinha na água e óleo?”, a resposta deve ser “não”, segundo o engenheiro Henrique Pereira, da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros de Mobilidade).
Para Pereira, além de abastecer, o máximo que deve ser feito no posto é calibrar pneus e encher o reservatório do limpador de para-brisa.
Tanto o nível de óleo do motor quanto o de água do radiador devem ser checados com o motor frio, em piso plano.
Quando o carro é desligado, o óleo ainda está circulando pelo motor. O fluido demora para escoar de volta ao reservatório e isso pode comprometer a medição—para quem quiser verificar no posto, o ideal é esperar pelo menos 20 minutos.
Os riscos são adicionar lubrificante sem necessidade e misturar tipos diferentes, o que não é recomendado. “Se for preciso repor o óleo, tem que ser o mesmo”, diz.
Também não há como o frentista adivinhar pela cor do óleo se já é a hora de trocá-lo. “Isso só é possível com análise laboratorial”, diz Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
É melhor ler o manual do proprietário para saber quando e como fazer a troca.
Já o nível do radiador pode até ser verificado —é só olhar o reservatório por fora. O que não deve ser feito é abri-lo para completar a água. Com o motor quente, bolhas de ar podem ser criadas no sistema de arrefecimento.