Copie e cole: 7 ideias da Casacor fáceis de reproduzir em casa

Algumas ideias se destacam nos mais de 80 espaços montados na 32ª edição da Casacor, que acontece de 22 de maio a 29 de julho no Jockey Club de São Paulo.

Aqui, 7 ideias simples, mas de muito efeito:

DEIXE SEU RECADO

Frases engraçadinhas, trechos de poemas, mensagens de autoajuda. Seja em plaquinhas ou pintadas direto na parede, as palavras estão sendo bem usadas pelos designers de interiores.

BORDADO COTIDIANO

Depois da moda de expor bordados emoldurados nas paredes, o trabalho manual ganha cara nova em frases -que podem ser letras de música ou poemas- aplicadas em tecidos do dia a dia, como capa de almofada, toalha de mesa, pano de prato e colcha.

GAVETAS VERDES

Quem tem gavetas de sobra na cozinha pode usá-las para abrigar plantas, como fizeram as arquitetas do Triplex na cozinha executada pela Dell Anno D&D (dellanno.com.br). Para receber os vasos, as gavetas, de laminado melamínico, foram forradas com tapete canelado e emborrachado (evita umidade e facilita a limpeza). O projeto usou suculentas, mas a ideia cai muito bem para uma horta.

JOGO DE TINTA

Colorir só uma parte da casa ou brincar com contrastes de cor são maneiras rápidas de transformar o ambiente. O arquiteto André Bacalov diz que o recurso pode realçar um canto ou objeto especial, como se fosse uma moldura.

MEMÓRIA EXPOSTA

Uma solução bastante presente na mostra é o uso de caixas de acrílico colocadas em mesas ou estantes. Melina Romano, do Estúdio Trama, conta que se inspirou em obras de arte para dispor caixas com objetos triviais dentro, mas dá para colocar um brinquedo da infância ou o sapatinho do filho.

VIDROS COMPOSTOS

Os acumuladores de garrafas e potes de vidro certamente vão gostar: a mostra está cheia de ambientes em que os vidros vazios são usados em conjunto para decorar uma bancada, uma prateleira de cozinha ou dar o clima de bar, ao lado de garrafas cheias. Em geral, os profissionais misturam itens com tamanhos e formas diferentes, como na mesa de jantar de Nildo José, que garimpou em lojas (theodorahome.com.br), antiquários e na feira do Bixiga, em São Paulo.

MODA É ARTE

Por que deixar aquele look especial enfurnado no guarda-roupa? O loft “eu + tu + elas”, de Michel Safatle, expõe roupas como se fossem obras de arte, penduradas do lado de fora das portas pivotantes dos armários. Ele combinou saias extravagantes a camisetas com frases, mas pode ser um vestido de grife ou a camiseta de banda da sua adolescência,
por exemplo.