Como economizar o gás de cozinha

A crise de abastecimento gerada pela greve dos caminhoneiros , que chegou ao seu décimo dia nesta quarta-feira (30), com sinais de dispersão, tem afetado a distribuição de quase tudo no Brasil.

Com o GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) não é diferente. De acordo com Sergio Bandeira de Mello, presidente do Sindigás, as 181 distribuidoras do combustível espalhadas pelo país estão com os estoques cheios na manhã desta quarta, enquanto 90% dos pontos de venda direta ao consumidor, cerca de 70 mil no país, não têm o produto, já que os caminhões carregando os botijões não conseguem transitar pelas estradas.

“Nossa sorte é que um botijão de gás de 13 kg [que responde por 97% das vendas], dura em média 45 dias. Por isso ainda não vemos muitas pessoas dizendo que estão sem gás, porque, ainda conseguem usar o do vizinho ou o de parentes”, diz Bandeira de Mello.

Mesmo assim, ele defende que o GLP seja considerado essencial pelos grevistas, assim como medicamentos, e tenha a passagem liberada independentemente de seu destino.

Cerca de 90% do consumo do GLP é para o preparo de alimentos. Os outros 10% são para esquentar a água. No segundo caso, não há muito segredo: tome banhos mais curtos e use a torneira de maneira mais célere.

Confira abaixo seis dicas para economizar o produto na cozinha durante e depois da crise.

1) TAMANHO
A panela utilizada para o cozimento tem de ser proporcional à boca do fogão. As bocas têm vazões diferentes de acordo com seu tamanho e pôr um recipiente muito maior que a boca sobre esta causa desperdício

2) QUANTIDADE
Aumente a quantidade de comida produzida cada vez que usa o fogão, e depois guarde o que sobrar para simplesmente reaquecer na próxima refeição. Assim, o gasto de gás por porção será, proporcionalmente, menor.

3) REÚSO
Faça uma “linha de produção” no forno. Ou seja: programe mais de um uso para cada vez que precisar acendê-lo. O pré-aquecimento utilizado para fazer carne, por exemplo, pode ser reaproveitado para a produção de um bolo de sobremesa.

4) EMBALAGEM
Quando for assar alguma carne, utilize um papel alumínio sobre a forma, para que haja uma melhor distribuição de calor. Importante: ao contrário do que tendemos a pensar, a parte laminada deve ficar para dentro e a fosca, para fora

5) COR
Fique atento à coloração das chamas. Elas devem ser azuis. Se o fogo sai amarelo, os queimadores devem ser retirados e lavados.

6) EXTRA
Tenha sempre um botijão de gás reserva, independentemente se houver ou não crise de abastecimento.

Nutricionista ensina como preparar cinco refeições em uma hora e meia usando apenas o forno e o liquidificador; assista ao vídeo: