Aprenda a organizar os alimentos no freezer e na geladeira
Organizar corretamente os alimentos no freezer e na geladeira evita contaminações e o consumo de produtos vencidos, além de garantir que os eletrodomésticos sejam melhor aproveitados.
Veja algumas dicas abaixo.
Freezer
-Etiquete os alimentos antes de colocá-los no freezer, escrevendo o que há no recipiente e quando foi feito.
-Comidas que forem ao freezer podem ter alterações de textura e sabor, diz Vivian Zollar, do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
-Ela recomenda que frutas sejam congeladas só se forem virar vitamina ou sorvete. Já alface, espinafre e outras verduras podem ser congelados se houver a intenção de refogá-los
Geladeira
-Quanto mais alta a prateleira na geladeira, mais baixa é a temperatura. Na parte superior, portanto, devem ser armazenados produtos que precisem de mais refrigeração, como leite e seus derivados, frios, sobremesas e manteiga, afirma a nutricionista Simone Bach.
-Devem ser colocados alimentos que tolerem variações de temperatura, que acontecem com o abre e fecha constante da porta, como geleias, sucos, molhos, condimentos. Ovos não devem ficar na porta, diz a nutricionista Fernanda Cristina de Souza. Guardados na prateleira, duram até 14 dias.
-Na gaveta e na prateleira inferior devem ser armazenados legumes e verduras, que precisam de temperaturas mais amenas. “O ideal é já armazenar estes alimentos previamente higienizados, secos e acondicionados em potes de vidro ou sacos herméticos”, diz Simone Bach.
Leia mais sobre carreira, decoração, carros e negócios no Sobretudo.