Inspecionar embalagens e limpar a casa evita pragas que atacam frutas e cereais
Carunchos, traças, moscas, formigas e baratas são as principais pragas que atacam os alimentos em casa, segundo o biólogo Randy Baldresca, que é diretor técnico da empresa de controle de pragas Orkin.
Algumas delas costumam vir de fora, de supermercados e distribuidoras, como o caruncho e a traça, que atacam grãos como arroz, milho e soja. Furinhos na embalagem do alimento são um indicativo da presença dessas invasoras.
Já a mosquinha da banana —que é atraída por alimentos muito maduros—, baratas e outras pestes surgem em casa, vindas do ralo, do esgoto e de outros lugares sujos.
O aparecimento desses bichos indesejados pode ser evitado. Basta fechar bem o lixo, vedar as embalagens, não deixar a louça suja acumular por mais de 12 horas e recolher restos de comida, explica Baldresca.
Proteger o alimento com embalagens de papel ou plástico muito finas não é suficiente, já que pragas como o caruncho podem ultrapassar essas barreiras, segundo Vivian Zollar, do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para isso, potes plásticos e caixas organizadoras são soluções.
Caso haja infestação, a solução é jogar fora o alimento contaminado, checar se as embalagens em volta foram atacadas e chamar uma empresa de desinsetização.
Em situações menos graves, higienizar o lugar com detergente neutro e álcool pode dar conta do recado, diz Zollar.
Leia mais sobre carreira, decoração, carros e negócios no Sobretudo.