Peças de design ganham espaço em lojas e marcenarias de Embu das Artes

Por Valéria França

A 40 minutos do centro de São Paulo, Embu é conhecida pelo artesanato e pela oferta farta de móveis rústicos de fazenda. Mas um grupo de designers tem transformado a região com um estilo mais urbano e autoral nas peças.

“Desde objetos de decoração a móveis para casa, a tendência é uma pegada mais moderna. Tem design e ainda integra o rústico ao urbano”, diz a arquiteta de interiores Elaine Gonzalez, 40, que ez uma seleção de peças à venda na cidade a pedido da Folha.

Um bom exemplo é o designer Marcelo Aguila, 46, dono de um estúdio homônimo no centro de Embu.

Ali, encontram-se peças rústicas, como um gaveteiro de madeira de demolição, revestido de aço chapeado e rebitado, com detalhes em ladrilho hidráulico.

“Minha preocupação é inovar sempre, misturando épocas e materiais, que inspirem”, diz Aguila. Outro foco é na praticidade, como exemplifica a mesa de centro de madeira antiga com rodinhas.

As lojas permitem ainda adaptar as peças. O cliente pode escolher a cor, o tipo de acabamento e até o tamanho. Mas o material de base é o mesmo que dá fama a Embu: madeira maciça, nova ou garimpada em velhas construções.

Leia também

Leia mais sobre carreira, decoração, carros e negócios no Sobretudo.