Como acostumar seu cachorro ou gato a andar de carro
Para que um animal de estimação não reaja mal a viagens automotivas, o ideal é tentar acostumá-lo desde cedo a esses passeios.
Primeiro, é importante fazer com que o cachorro ou gato se familiarize com sua caixa de transporte. Para a segurança do animal e do motorista, ela deve ser presa ao ao banco traseiro, preferencialmente nas duas posições imediatamente atrás dos assentos dianteiros.
Segundo Mauro Lantzman, veterinário especializado em comportamento, o animal deve ser acostumado à caixa em casa, num exercício chamado treino da gaiola.
Esse treinamento consiste em tornar o recipiente um local frequentado pelo animal, colocando artifícios (comida e brinquedos) lá dentro e depois lhe dando recompensas conforme o bicho fica mais tempo dentro da caixa.
Como os gatos são mais territoriais que os cães, é normal que eles fiquem mais perdidos quando saem de um ambiente conhecido. Cobrir a caixa durante o transporte pode ajudar a acalmá-los.
De toda forma, a reação de cada animal é diferente e é preciso ficar atento aos sinais do bichinho durante as viagens nos veículos.
Se o pet, mesmo na caixa, apresentar pupilas dilatadas e pelos eriçados, procure um veterinário.
Leia mais sobre carreira, decoração, carros e negócios no Sobretudo.