Pedras brasileiras viram móveis e acessórios com design contemporâneo
Michele Oliveira
Designers brasileiros estão descobrindo agora a diversidade dos mármores, granitos, quartzitos e quartzos nacionais. De acordo com a Abirochas, associação comercial do setor, temos cerca de 1.200 tipos diferentes de rochas ornamentais sendo vendidos atualmente.
Para aproximar designers e essa indústria que movimenta cerca de US$ 1,3 bilhão por ano (R$ 4,9 bilhões), a associação organizou com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) a exposição “Design Original com Pedras Brasileiras”, que aconteceu no início de junho, dentro da Feira Internacional do Mármore e Granito, em Vitória (ES).
Participaram da mostra 11 profissionais, sob curadoria da jornalista especializada em design Adélia Borges.
“A diversidade cromática me impressionou demais. O meu repertório de pedras brasileiras era absolutamente limitado”, conta Adélia.
Para os designers, o material tem a vantagem de dar um caráter único ao produto, já que dificilmente texturas e desenhos se repetem.
LEIA MAIS: Copie e cole: 7 ideias da Casacor fáceis de reproduzir em casa
Peças de design ganham espaço em lojas e marcenarias de Embu das Artes
Por outro lado, ainda encontram dificuldade para negociar lotes menores do que os que são vendidos para revestimentos e encontrar bons fornecedores na hora de cortar e dar acabamento para móveis e acessórios delicados.
Outro desafio é remover o aspecto luxuoso geralmente associado aos mármores e às pedras exóticas. Um caminho, segundo o designer Ricardo Freisleben, é misturar as rochas com materiais menos nobres, como madeiras. “Com tecnologia, é possível colocar outras formas e dar um desenho mais jovem.”
A jornalista viajou a convite da Abirochas
Leia mais sobre carreira, decoração, carros e negócios no Sobretudo.