Lareiras ecológicas e a gás são mais práticas que modelo convencional
Por Carolina Muniz
A lareira convencional tem perdido espaço para opções mais fáceis de instalar e usar. O modelo tradicional tem seu charme, mas deve ser previsto no projeto do imóvel, precisa ser abastecido com lenha e gera fumaça e cinzas.
“Muita gente que tem a lareira tradicional em casa nunca a ligou por causa do trabalho que dá”, diz a arquiteta Inah Mantovani, que tem recebido pedidos por modelos a gás ou ecológicos em seus projetos.
A vantagem da lareira a gás é a praticidade de acionamento, como uma boca de fogão. É possível regular a intensidade da chama e até ligá-la por controle remoto. Dispensa dutos de exaustão, mas, mesmo assim, requer uma pequena reforma para a instalação.
Já os modelos ecológicos, que usam álcool ou um fluido especial, podem ser embutidos ou até portáteis (usados em ambientes internos ou externos). Não emanam fumaça, mas não aquecem tanto quanto os outros tipos.
Para a arquiteta Carmem Avila, em vez de usar uma lareira ecológica embutida, vale mais a pena apostar em peças portáteis e decorativas. “São como esculturas”, diz. Veja diferentes modelos de lareiras na galeria abaixo.
Leia mais sobre carreira, decoração, carros e negócios no Sobretudo.