Se o airbag não abrir numa batida, significa que ele está com defeito?

Por Carolina Muniz

Quando o airbag do veículo não dispara em uma colisão, em geral, é porque seu acionamento não é necessário. “Em certas situações, só o cinto de segurança dá conta. O airbag deve abrir apenas quando traz benefício”, diz Leimar Mafort, gerente de engenharia da Bosch.

A abertura do dispositivo depende da intensidade da batida e do modelo do carro. As montadoras fazem testes para que o airbag não deflagre quando é dispensável.

O principal motivo para isso é que o equipamento serve para proteger, mas não deixa de ser agressivo. A bolsa de náilon rompe a tampa do volante ou do painel a cerca de 300 quilômetros por hora.

“Se batida é leve e o airbag é acionado, a pessoa pode se machucar em vez de se salvar”, afirma Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi/Mapfre.

Ainda há a questão do custo. Depois de deflagrados os airbags frontais, sempre é preciso trocar as bolsas, o volante e o painel de instrumentos.

“A montadora não pode onerar os clientes com qualquer batida”, diz Marcelo Bertocchi, diretor de segurança veicular da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).

Leia mais sobre carreira, decoração, carros e negócios no Sobretudo.