Síndico pode multar morador que grita palavrões durante os jogos da seleção?
Circula pela internet a foto de um aviso em um condomínio que pede aos moradores que parem de gritar palavrões durante os jogos de futebol.
O comunicado, que não está assinado, diz o seguinte:
“Queridos vizinhos, o futebol é mesmo uma paixão nacional, todos gostamos de torcer por nosso time do coração. Mas temos muitas crianças no condomínio e elas não precisam ouvir e aprender palavrões. Que tal torcermos com muita garra, paixão e amor, mas sem gritar palavrões? Assim todos sairemos vencedores no jogo do convívio coletivo.”
Por cima do aviso está escrito um palavrão, desqualificando a mensagem.
E aí, pode isso, Arnaldo?
Segundo o colunista da Folha e presidente da Assosindicos, Marcio Rachkorsky, não é ideal que moradores coloquem avisos pelo prédio. Isso deve ser feito somente pela administração do condomínio, para evitar confusões.
Já a mensagem do bilhete não é descabida. “O condômino pode ser multado por falar palavrões muito alto, mesmo durante o dia”, diz Rachkorsky. Porém, durante a Copa do Mundo as regras sobre barulho devem ser relaxadas nos horários dos jogos, já que a animação e o nervosismo dos torcedores são compreensíveis.
Ou seja, pode extravasar as emoções, mas não precisa exagerar, a ponto de incomodar outros moradores.
Quem escreveu o palavrão sobre o aviso pode se dar mal, segundo o especialista. “O síndico deve tentar identificar quem fez isso e penalizar essa pessoa.”
O autor do recado também não fica livre e merece uma conversa com o síndico, para aprender que essa não é uma boa atitude para a vida em condomínio.
Se os moradores se sentirem incomodados com o comportamento de um vizinho, vale tentar primeiro conversar com quem está causando problemas e, se isso não resolver, avisar o síndico.
Leia mais sobre decoração, carreira, carros e negócios no Sobretudo.