Audi e Suzuki apresentam novas gerações de utilitários esportivos

Por Eduardo Sodré

Os utilitários esportivos Audi Q3 e Suzuki Jimny mudaram bem mais do que as fotos conseguem mostrar. Ambos recebem novas plataformas na linha 2019 e alterações mecânicas.
Os carros estão posicionados em extremos opostos de preço e desempenho.

O SUV de luxo da Audi passa a ser construído sobre a plataforma modular MQB, já presente na maioria dos modelos do grupo Volkswagen. A mudança deixa o carro 9 centímetros mais comprido e com porta-malas de 530 litros (70 litros a mais que antes).

O banco traseiro corre sobre trilhos, o que permite aumentar o espaço para passageiros ou bagagens.

O painel do novo Q3 é digital e pode exibir o mapa do navegador GPS. A versão mais potente tem o mesmo motor 2.0 turbo (230 cv) do esportivo Volkswagen Golf GTI.

O carro começará a ser produzido em novembro, na Hungria, mas a Audi ainda não divulgou datas para a chegada do modelo ao mercado brasileiro. O provável é que a estreia nacional ocorra no segundo semestre de 2019.

O Q3 vendido atualmente no país também é húngaro e custa a partir de R$ 154 mil.

Enquanto o Audi é um carro de luxo urbano, o Jimny é jipe de verdade. A nova geração do modelo acaba de ser apresentada no Japão com motor 1.5 (102 cv) e tração 4X4.

A nova plataforma deixa o carro com os mesmos 3,64 metros de comprimento da versão atual, mas a Suzuki diz que há melhor aproveitamento do espaço interno.

Recursos eletrônicos passam a ajudar no uso fora de estrada. O novo Jimny tem controles de descida (segura melhor o carro em ribanceiras) e de subida para terrenos íngremes. São úteis tanto na terra quanto nas ladeiras de Perdizes, zona oeste de São Paulo.

A geração anterior do jipinho Suzuki continua a ser montada em Catalão (GO). O modelo tem motor 1.3 a gasolina (85 cv) e basicamente o mesmo visual desde 1998.

A chegada do novo Jimny, importado do Japão, deve ocorrer no primeiro semestre de 2019, mas isso não irá aposentar a versão nacional, que custa a partir de R$ 70 mil.

Ambos conviverão nas lojas da marca japonesa no Brasil, que é controlada pela empresa HPE Automotores.

 

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