Qual é o prazo máximo para assumir uma vaga de concurso público?
Por Anna Rangel
Depois de fazer um concurso, o órgão público é obrigado a preencher o número de vagas em no máximo dois anos, prorrogável por outros dois, de acordo com a lei.
Essa informação deve constar no edital da prova. Os órgãos também devem incluir no documento o número de postos para o chamado cadastro reserva –pessoas com desempenho acima da nota de corte da prova que não se classificaram.
Segundo Gabriel Henrique Pinto, diretor da Central de Concursos, o Estado não tem obrigação de convocar os nomes da reserva, mas há casos em que essas pessoas também são chamadas mais tarde. Para ele, não é incomum que um concurso com 50 vagas nomeie 100 pessoas.
“Depois que um concurso termina, ele costuma ser homologado em um mês ou dois e os primeiros colocados já são chamados. Mas não há uma regra definida”, afirma.
A estratégia de alguns candidatos é prestar ao longo do ano quatro ou cinco concursos que exijam conteúdos parecidos e acompanhar as convocações.
Investir mais tempo nas aulas de português, matemática, raciocínio lógico, informática e direito constitucional e administrativo pode ajudar a encurtar o tempo de preparação para vários testes simultâneos.
“Algumas pessoas prestam várias provas, são convocadas em uma, trabalham por alguns meses e pedem exoneração quando são nomeadas para um concurso que queriam mais”, diz Pinto, da Central de Concursos.
O especialista também recomenda ficar atento a concursos iguais, mas em cidades, estados ou bairros diferentes –um edital pode abrir duas vagas em uma localidade e 50 em outra.
Leia mais sobre decoração, carreira, carros e negócios no Sobretudo.
Leia também: