O que significa cada luzinha no painel do carro

Por Carolina Muniz

As luzes que acendem no painel de instrumentos são a principal forma que o veículo tem para se comunicar com o motorista —seja para indicar que um dispositivo está em funcionamento, como no caso dos faróis, seja para alertar quando há algum problema.

Os símbolos são padronizados, mas suas posições no painel podem variar de carro para carro. Algumas luzes são obrigatórias, como as de freio e de bateria. Outras dependem do que cada modelo oferece —por exemplo, se for equipado com farol de neblina, terá um desenho no painel para sinalizá-lo.

Para saber como agir caso uma luz acenda, basta olhar a sua cor, explica Marcio Azuma, engenheiro da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).

Se for vermelha, significa que é preciso parar o carro imediatamente para fazer a manutenção —caso da luz de óleo, que indica quando falta lubrificação no motor.

A amarela, em geral, quer dizer que é preciso resolver o problema o quanto antes, mas ainda dá para rodar mais alguns quilômetros. Um exemplo é a luz que alerta quando o tanque de combustível entra na reserva.

Se estiver tudo certo com o veículo, quando o condutor virar a chave para dar a partida, as luzes devem acender e, em seguida, apagar. “É um checklist para ver se as funções estão operantes”, afirma Azuma.

Ao comprar um carro usado, é importante verificar se de fato todas as luzes ligam nesse primeiro momento. Um vendedor mal intencionado pode desativá-las para enganar o comprador e não ter a despesa de consertar os sistemas com defeito.