Aprenda a lavar roupas na máquina como se fosse à mão
É possível fazer as peças de roupa durarem mais mesmo lavando-as na máquina. Quem garante é Sueli Rutkowski, escritora e especialista em soluções domésticas.
Lave as peças mais delicadas dentro de sacos próprios para lavagem de roupas, feitos de nylon furadinho e fechados com zíper.
“Eles impedem a formação de bolinhas em tecidos finos e tricôs e o acúmulo de penugem em peças escuras. Os de formato redondo ainda ajudam a manter o formato de sutiãs de bojo”, ela diz. Os de trama mais fechada custam mais, mas compensam pela maior durabilidade.
Pegue leve na hora de centrifugar as roupas depois da lavagem –o tecido pode secar demais, não ficar tão maleável e perder caimento. Máquinas mais modernas permitem definir a velocidade da centrifugação. Se não for o caso, reduza o tempo de funcionamento da centrífuga.
Evite usar amaciante em excesso. É como lavar o cabelo e não enxaguar completamente o condicionador –a roupa fica pesada pelo acúmulo de oleosidade.
Escolha o alvejante específico para cada tipo de roupa. Tecidos sintéticos, por exemplo, devem ser clareados com alvejantes sem cloro, ou vão ficar amarelados. E jamais use cândida comum.
Leia também:
Com que frequência você deve lavar peças de vestuário, roupas de cama e banho
Qual a temperatura certa para lavar roupas?
Saiba de quanto em quanto tempo você deve limpar cada parte da casa
Leia mais sobre carreira, decoração, carros e negócios