Troque o pano pelo pincel na hora de limpar os livros e evite alergias
Quem convive com livros empoeirados ou mofados tem grande probabilidade de desenvolver doenças alérgicas, diz Bruno Guedes Baldi, pneumologista do Hospital do Coração. Rinite, faringite, laringite e crises de asma podem ser desencadeados pelos ácaros.
O mofo é mais perigoso: pode provocar uma doença pulmonar grave chamada pneumonite por hipersensibilidade, segundo o especialista.
Para evitar tais riscos, tirar o pó com frequência não basta. A organizadora profissional Juliana Faria, da Yru Organizer, sugere a instalação de desumidificador elétrico ou de antimofo eletrônico no ambiente. Esses equipamentos custam entre R$ 50 e R$ 200.
“Os modelos comuns, em potinhos, não devem ser usados porque podem afetar o papel”, explica Juliana.
Quando pó, mofo e traças já estiverem instalados, é preciso fazer a limpeza dos livros um a um, usando pincel largo de cerdas macias.
“Durante o processo, é importante pressionar as capas, fechando bem o livro, para que a poeira removida não entre nas frestas entre as páginas”, ela recomenda. Finalize limpando as capas com pano de microfibra, à venda nos supermercados.
Leia também:
Estudo mostra que mulheres ficam mais felizes com flores em casa; saiba como fazê-las durar mais
Aprenda a lavar roupas na máquina como se fosse à mão
A luz do computador e do celular pode atrapalhar seu sono; saiba como se proteger
Leia mais sobre carreira, decoração, carros e negócios