15 plantas resistentes para cultivar na varanda

Por Flávia G. Pinho

Nem toda planta se dá bem na varanda. É preciso escolher espécies resistentes ao vento e a variações constantes de luz solar.

Em canteiros e vasos pequenos, as flores rosinha-de-sol e onze-horas são baixas e aguentam bem a incidência solar. A pitangueira e o pé de limão-siciliano, além de outras frutíferas, viram arbustos mesmo em vasos que tenham, no mínimo, 60 centímetros de diâmetro e 60 centímetros de profundidade.

As bromélias gostam de sombra, desde que o ambiente seja iluminado. O mesmo vale para os diversos tipos de filodendro e para samambaias.

Se ventar muito na varanda, evite plantas com folhas grandes e flores. Cactos e suculentas são campeãs em resistência. O alecrim também vai bem nessa situação.

O mais importante é investir em terra de qualidade. O paisagista Felipe Nogueira Stracci, da Plantar Ideias, recomenda as misturas prontas, que mesclam terra, areia e matéria orgânica.

Para garantir o escoamento de água dos vasos e evitar que o acúmulo de líquido apodreça as raízes,  use argila expandida ou manta de drenagem no fundo das peças.

 Veja abaixo algumas dicas  do que plantar (dependendo das características do ambiente) e de como cuidar das plantas.
Bastante sol
  • O que plantar: as flores onze-horas (Portulaca grandiflora) e rosinha-de-sol (Aptenia cordifolia) são baixas e bem resistentes, indicadas para canteiros e vasos pequenos. Frutíferas como a jabuticabeira (Myrciaria cauliflora ou Plinia trunciflora), pitangueira (Eugenia uniflora) e o pé de limão-siciliano (Citrus Limon). Outra opção é a trepadeira jasmim-carolina (Gelsemium sempervirens). “Em apartamentos não tão altos, as flores atraem beija-flores e borboletas”, diz o paisagista Felipe Nogueira Stracci.
  • Como cuidar: regue um pouco todos os dias, ou coloque bastante água dia sim, dia não. A terra deve estar sempre úmida. Faça a irrigação à noite ou bem cedo, antes de o sol esquentar.
Pouco sol
  • O que plantar: as bromélias (família das Bromeliaceae), disponíveis em vários tamanhos, gostam de viver na sombra, desde que o ambiente seja iluminado. O mesmo vale para os diversos tipos de filodendro (família das Araceaes), para as decorativas samambaias, que pertencem a diversas famílias, e para a folhagem pleomele verde (Dracaena reflexa).
  • Como cuidar: à sombra, pois é mais fácil manter a umidade do solo. Teste com o dedo e regue apenas quando a terra estiver começando a secar, com cuidado para jamais encharcar.
 Muito vento
  • O que plantar: evite plantas com folhas grandes e flores, que não aguentam rajadas de vento. Cactos e suculentas são campeãs em resistência. O alecrim, com suas folhas bem fininhas, também vai bem nessa situação, assim como a folhagem barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan). Se precisar de uma forração baixinha, opte pela grama-amendoim (Arachis repens).
  • Como cuidar: a frequência das regas depende da quantidade de sol. O ideal é é manter a terra sempre úmida.

Leia também:

Estudo mostra que mulheres ficam mais felizes com flores em casa; saiba como fazê-las durar mais

Flores artificiais ficam mais realistas e dividem designers; saiba como usar

Além das suculentas: conheça 8 plantas que são duras de matar

Leia mais sobre carreira, decoração, carros e negócios