Transforme um espaço pequeno em sala de cinema

sobretudo

Composto de várias caixas de som distribuídas pelo ambiente, o home theater promete reproduzir a qualidade de som do cinema dentro da sala de casa.

Para garantir esse efeito em apartamentos compactos, é preciso considerar a resolução da tela e não exagerar no número de alto-falantes.

De acordo com a rede Fast Shop, aparelhos com resolução 4K permitem telas maiores sem gerar desconforto. Contudo, têm preço mais alto. Um modelo do tipo com tela de 43 polegadas custa por volta de R$ 2.500, 40% a mais do que o cobrado pelas opções mais simples, Full HD.

Para salas onde o sofá fica a 2,5 m da TV, as arquitetas Ana Paula Briza e Fernanda Takadachi recomendam TVs 4K de, no máximo, 65 polegadas. Se o modelo for Full HD, sugerem tamanho de até 55 polegadas para evitar cansaço visual e distorções.

As caixas acústicas traseiras devem ficar nas laterais ou atrás do sofá, enquanto as frontais são instaladas ao lado e abaixo da TV.

Para salas de até 15 metros quadrados, as arquitetas recomendam os modelos 5.1, com cinco caixas, ou 7.1, com sete. Os conjuntos modulares, mais caros e montados ao gosto do freguês, são indicados para ambientes maiores.

Quando piso e paredes não têm forração, o som reverbera e produz eco. O efeito é atenuado com tapetes no piso. Para ter qualidade superior, é recomendado que as paredes sejam revestidas com tecido ou painel de madeira.