Os tons terrosos ‘caverna’, ‘quentão’ e ‘creme brulée’ são tendência para 2019
O ano nem acabou, mas as maiores marcas de tinta já apresentaram suas cores-tendência para 2019. Tons quentes, que remetem ao sol e à terra, vão estar nas paredes de casas mais antenadas com as novidades de decoração.
A coincidência não foi combinada entre os fabricantes. Todos os anos, cada um faz seu próprio estudo para captar os sentimentos que vão mover as pessoas no ano que está por vir. Depois, a ideia é traduzida em uma paleta de cores, e uma delas é eleita como a mais representativa.
A Sherwin-Williams escolheu um terracota, que recebeu o nome de “caverna”. Representa o espírito aventureiro e o desejo da vida ao ar livre, diz Patrícia Fecci, gerente de marketing da marca.
A “quentão”, um amarelo terroso, é a aposta da Suvinil. Segundo Ana Kreutzer, consultora de cores e tendências da empresa, simboliza conexão com a terra e um sentimento nostálgico, ligado ao tom deixado pelo tempo em “fotos e páginas de livros”.
A Coral elegeu um tom quente de caramelo, o “creme brulée”, como a casquinha da sobremesa francesa. A cor traz luz à casa e representa o anseio de lutar por aquilo em que se acredita, diz Fernanda Figueiredo, gerente de cores da AkzoNobel, dona da marca.
Como não são vibrantes, as três cores podem ser usadas em vários ambientes, sem tanta moderação. A “caverna”, porém, requer maior iluminação, para que o cômodo não fique escuro demais.