Seu carro com motor turbo engasgou? O problema pode estar no óleo
Os motores turbinados chegaram aos modelos de carros compactos e estão mudando os padrões de manutenção. A principal diferença está no tipo de óleo utilizado.
O Volkswagen Up 1.0 TSI (R$ 56.850) e o Hyundai HB20 1.0 Turbo (R$ 51,8 mil) utilizam lubrificantes sintéticos com as mesmas especificações daqueles usados em veículos de alto desempenho.
O litro do produto custa, em média, R$ 40, o dobro do que é cobrado por compostos minerais. Contudo, economizar na escolha vai causar problemas ao proprietário.
Segundo Cezar Cerbam, que é gerente técnico da Shell Lubrificantes, os óleos são desenvolvidos sob medida para os motores atuais dos carros, levando-se em consideração o cálculo da necessidade de lubrificação desde o momento em que é dada a partida até o fluido chegar ao comando de válvulas.
O especialista afirma que a utilização do óleo incorreto em motores turbo pode gerar perda de força, aumento de consumo e formação de borra. O problema pode piorar justamente quando o dono do carro resolve fazer a coisa certa, explica Cerbam.
“O motorista que estava utilizando o óleo errado leva o carro para a revisão e realiza a troca pelo óleo correto. Como havia acúmulo de sujeira no motor, o lubrificante adequado começa a fazer a limpeza”, diz o especialista.
Como parte da borra acumulada passa a circular, pode acontecer entupimento e é então que o veículo passa a apresentar barulhos estranhos e engasgos. A luz no painel que indica a pressão no sistema de lubrificação também pode acender, significando que é necessário parar o carro imediatamente.
Para evitar esses problemas, basta respeitar os prazos de troca do lubrificante e as recomendações expressas no manual, diz Cerbam.