Coral vivo é escolhido a cor de 2019; saiba como usar o tom em casa

A Pantone, instituto responsável pela catalogação de cores, lançou nesta quinta (6) sua cor do ano para 2019. O tom escolhido foi o alaranjado “living coral”.

Segundo Blanca Lliahnne, diretora-executiva da Lexus, distribuidora da Pantone no Brasil, a cor simboliza diversão, férias, otimismo e sustentabilidade, e é uma resposta às dificuldades do cotidiano.

A arquiteta Estela Netto diz que o coral já é bastante usado na decoração de ambientes e que tons quentes são uma tendência. “Existe um desejo no mundo de vitalidade, algo mais aconchegante –e o coral traduz isso.”

De acordo com a arquiteta, a melhor forma de usar esse tom em casa é em detalhes, como uma almofada, uma poltrona ou um tapete. “O uso em complementos, como móveis isolados, é mais interessante e atemporal”.

A arquiteta Carina Korman, que já fez um lavabo todo coral, afirma que é possível pintar um cômodo inteiro nessa cor caso seja um espaço em que os moradores passem pouco tempo. “Em ambientes de permanência longa, como quarto e sala de estar, eu usaria em uma só parede.”

Ela indica a cor para áreas externas e casas de praia, porque o tom, como o nome entrega, remete ao mar.

O “living coral” também funciona acompanhado de bases neutras, em tons de cinza e bege. É ainda um bom complemento para ambientes com muitas plantas, outra tendência na decoração, segundo Estela.

Renato Orensztejn, presidente da Abcasa (associação brasileira do setor de decoração e utilidades domésticas), diz que a cor do ano influencia a indústria de decoração e que em três meses o consumidor já vai encontrar mais produtos com esse tom.

Em outubro, três marcas de tinta também lançaram suas cores para o próximo ano. Todas apostaram em tons terrosos e amarelados.

A Pantone lança suas cores tendência desde o ano 2000. Em 2018, o tom eleito foi o roxo “ultra violet”, enquanto em 2017 a cor eleita foi a verde fluorescente “greenery”.