Quatro ideias de última hora para modernizar sua árvore de Natal
Por Clara Balbi
Cansado de montar o mesmo pinheirinho de Natal entra ano, sai ano? Veja quatro ideias para modernizar a sua árvore.
Pouco espaço? Use a parede.
Uma solução para quem mora em apartamentos pequenos é montar um painel de fotografias no formato de árvore de Natal na parede. “Ela reforça os valores de família e de companheirismo da data”, afirma Cíntia Lie, coordenadora de merchandising visual do Istituto Europeo di Design.
Para construí-lo, cole fotografias na parede com fita crepe, intercalando as linhas de modo a simular o formato de um pinheiro. Depois, circule tudo com luzes pisca-pisca.
O tamanho da árvore varia de acordo com o tamanho e o número de imagens, que podem ser todas polaroids, ou em preto e branco, por exemplo.
Troque a árvore por outros elementos decorativos
Outra maneira de otimizar o espaço é dispensar completamente a árvore e enfeitar a casa com festões e guirlandas, sugere José Corrêa Silva, diretor da Decorville, loja especializada em decoração natalina.
Os festões fazem vista aplicados aos batentes e lustres. Já as guirlandas, além de dar as boas-vindas aos convidados na porta de casa, também funcionam como arranjo suspenso se presas por fios de nylon ao teto na posição horizontal.
Invista em materiais alternativos
Típico dos climas frios, o pinheiro pode parecer um pouco deslocado no verão brasileiro. Uma forma de tropicalizar a árvore é usar estruturas mais rústicas, em materiais como ferro, cipó e madeira.
O último foi o escolhido pela arquiteta Gabriela Aude (do canal Decorando com Gabi Aude) para aposentar seu pinheiro este ano. Ela sugere reaproveitar pallets, facilmente encontrados em feiras.
Repagine os pingentes de natais passados
Se o problema não é bem a árvore, mas os pingentes e enfeites que se repetem ano a ano, os profissionais aconselham renová-los com ferramentas simples, encontrados em qualquer papelaria ou armarinho. “Encapar com tecido ou envolver em purpurina já dá uma cara nova às bolas, por exemplo”, diz Gabriela Aude.
Quem tem criança na família também pode aproveitar para envolvê-las na feitura dos pingentes, sugere a arquiteta. “É mais uma oportunidade para se divertir em família.”