Aprenda a remover as manchas mais difíceis das roupas

Por Flavia G. Pinho

Há um truque para cada tipo de mancha, diz a organizadora Ingrid Lisboa. Uma regra, porém, vale para todos os casos: é preciso agir rapidamente. “E jamais passe a roupa ainda manchada porque o calor do ferro ajuda a fixar a mancha”, afirma.

Nódoas de comida - Devem ser removidas imediatamente com sabão líquido para roupas. Aplique diretamente sobre o tecido seco, adicione um pouco de água quente, espere cinco minutos e esfregue.

Marca amarelada de desodorante - O alvejante é o suficiente em peças 100% algodão. “As marcas de sabão, em geral, recomendam colocar a roupa de molho em água quente por 10 a 15 minutos”, diz Ingrid. Se o tecido tem fibras sintéticas, não use alvejante. Aplique sobre o tecido seco uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio diluída em 100 ml de água morna. Após alguns minutos, lave a peça normalmente.

Mofo - Roupas que ficam guardadas por muito tempo podem revelar pintas escuras ou manchas amareladas, ambas provocadas por fungos. Nesses casos, vale a mesma técnica para remoção das manchas de desodorante: aplicar alvejante em pó. “O mofo é resistente, pode exigir maior quantidade de produto”, afirma Ingrid.

Leia também:

Leia mais sobre carreira, decoração, carros e negócios