Aprenda a identificar quando cada fruta está verde ou madura
Por Carolina Muniz
No verão, é preciso ter ainda mais cuidado na hora de comprar frutas. Com o calor, elas tendem a amadurecer e estragar mais rápido.
Se a fruta só for ser consumida depois de alguns dias da compra, melhor optar por uma mais verde, recomenda a nutricionista Vivian Zollar, conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul).
“Ter um planejamento, principalmente nessa época mais quente, evita o desperdício”, afirma.
Na hora de escolher, também é importante verificar se o produto está amassado, com perfurações, pontos de bolor ou soltando líquido, alterações que podem oferecer risco à saúde.
Mas imperfeições, como maçãs com um lado maior que o outro ou bananas gêmeas (dentro de uma mesma casca), não fazem mal nenhum.
“As pessoas, em geral, têm preconceito com essas frutas, mas a qualidade é a mesma”, afirma a nutricionista.
O perigo do amassado é que ele cria um rompimento na casca da fruta, que permite a entrada de micro-organismos. No caso de frutas mais sensíveis, como o mamão, até a pressão dos dedos pode ser suficiente para desencadear um processo de deterioração.
Se a fruta amassar no transporte para casa, a nutricionista recomenda higienizá-la, descascá-la e retirar a parte machucada. Depois, ela pode ser cortada em pedaços e guardada dentro de um potinho com tampa na geladeira.
“Se a pessoa colocá-la amassada na fruteira, ela vai estragar rapidinho. Dentro da geladeira, pode ser consumida em pelo menos 24 horas”, afirma.
Outro ponto para ficar atento é o cheiro. Se a fruta já passou da fase de maturação e está começando a deteriorar, ela fica com um odor muito mais acentuado. Aquelas que contêm mais açúcar, caso da banana, da uva e do abacaxi, chegam a exalar um leve toque alcoólico.
A seguir, saiba qual o melhor ponto para consumir cada fruta.
Abacate
Toque a fruta, sem pressioná-la com força. Se estiver muito firme, ainda não está madura. O ideal é que esteja macia, mas não mole.
Outro indicativo é o miolo (onde a fruta ficava presa à haste), que muda de cor. Se estiver amarelo, ainda não está bom. Quando ficar esverdeado, é porque já está no ponto. E, se estiver muito escuro, com a cor marrom ou preta, é porque já passou da fase de maturação.
Se a casca do abacate também estiver muito escura, é sinal de ele que está no limite para começar a perecer.
Melão
É umas das frutas mais difíceis para escolher porque a casca não muda de cor.
Aqui, o miolo também ajuda a identificar o ponto. Em geral, quando ele cede a uma leve pressão, provavelmente o melão já está maduro.
Outra dica é dar um toquinho na fruta com a ponta de dois dedos. Se ouvir um som oco, significa que ela está pronta para ser consumida.
Se o melão estiver mole, é porque já passou do ponto.
Morango
É uma fruta muito sensível. No calor, suas características de maturação podem mudar em poucas horas.
O morango maduro apresenta um vermelho vivo e tem uma consistência firme, que não cede à pressão dos dedos.
Se estiver com uma coloração vermelha escura, é sinal de que já passou. Quando está mole e começa a soltar líquido, pode mofar em pouco tempo se estiver em temperatura ambiente.
Na hora de comprar, é importante não verificar apenas as frutas que estão em cima na caixinha. As frutas debaixo podem estar amassadas e com mofo.
Uva
As uvas escuras, em geral, mudam de cor quando estão maduras –do roxo para o preto, por exemplo.
É mais difícil saber o ponto das uvas verdes, que não têm uma grande alteração de cor.
É bom ficar atento se há uvas soltas no fundo da caixinha, o que indica que elas já estão bem maduras e seu consumo precisa ser imediato.
Abacaxi
Quando está bom para comer, o abacaxi exala um cheiro adocicado que pode ser sentido na parte debaixo da fruta.
Se a casca estiver completamente esverdeada, sem partes amareladas, a fruta ainda não chegou ao seu ponto ideal. E, quando ela começa a ficar mole em algumas partes, é porque já está estragando.
A nutricionista Vivian Zollar não recomenda arrancar a folha do abacaxi ver seu ponto (se saísse com facilidade, indicaria que a fruta estaria madura). Segundo ela, isso pode fazer com que o abacaxi perca um pouco de sua proteção natural e acabe deteriorando com mais facilidade.
Manga
A fruta muda de cor: do verde para o vermelho ou laranja. Mas nem sempre essa transição é uniforme.
Um bom indicador é o cheiro mais acentuado da fruta, que pode ser sentido perto da haste.
Se, ao toque, a manga ainda estiver dura, não está pronta para ser consumida.
Mamão
Na fruta, o sinal mais claro é a mudança de coloração: passa do verde para o amarelo e, depois, para o laranja.
Prefira quando o mamão estiver entre o amarelo e o laranja. Também dá para sentir um aroma mais intenso perto do miolo da fruta.
É possível verificar ponto pelo toque. Se ele ceder a uma leve pressão, está bom. Mas, como o mamão é um fruta muito sensível, não é recomendado apertá-lo.
Goiaba
Quando está madura, a goiaba tem um cheiro bem pronunciado. A casca também muda de coloração: passa de uma tonalidade esverdeada para o amarelo, que depois ganha um tom mais rosado. Quando ela fica mais escura, significa que a fruta já entrou na fase de apodrecimento.