Saiba o jeito certo de limpar cada tipo de piso
Não é necessário comprar milhares de produtos de limpeza para deixar o chão de casa brilhando. A maioria dos pisos pode ser higienizada só com água e detergente neutro.
“As pessoas gastam fortunas com produtos, mas é preciso de pouca coisa para fazer uma boa limpeza”, afirma a organizadora pessoal Ana Paula Vanzan, da Espaço Ordenado.
Segundo Juliana Faria, da Yru Organizer, o erro mais comum é jogar água sanitária em pisos sensíveis, como o porcelanato. “O produto tira a proteção do material e o deixa mais poroso. Aí, muitas vezes, o piso é novinho e já está cheio de manchas. Isso acontece porque a limpeza não foi feita da forma correta”, diz a organizadora.
A seguir, veja como limpar cada tipo de piso e quais são os cuidados para garantir que durem mais.
Porcelanato
Primeiro, tire o pó com uma vassoura de cerdas macias. Em seguida, passe um pano umedecido em uma solução de água e detergente neutro sem cor (uma colher de detergente para cinco litros de água). Depois, use um pano macio para secar. Em áreas de banheiro e cozinha, é possível fazer uma lavagem com essa mesma solução.
Nesse tipo de piso, é preciso evitar qualquer tipo de produto ou equipamento que possa desgastá-lo: água sanitária, sabão em pó e escova ou vassoura com cerdas duras.
Ladrilho Hidráulico
A orientação é a mesma, para esse tipo de piso, que é ainda mais sensível e poroso. Para aumentar a durabilidade, é interessante chamar uma empresa especializada para fazer uma impermeabilização.
Cerâmica
Em geral, é mais resistente a produtos de limpeza e a cerdas mais duras de vassoura e escovas. De qualquer forma, o indicado é fazer a limpeza da mesma forma que a do porcelanato.
Madeira
Em tacos, tábuas de madeira maciça ou de demolição, a orientação é, primeiro, tirar o pó com uma vassoura macia ou o aspirador de pó (com o bocal de cerdas para não arranhar o piso). Depois, é preciso passar um pano umedecido, bem torcido, e, em seguida, outro seco. E nada de ficar passando cera líquida toda hora, adverte Ana Paula. A indicação é aplicar a cera no máximo duas vezes ao ano, para evitar que o chão fique sujo e encardido. Também estão proibidos produtos à base de silicone.
Laminado
Nesse tipo de piso, o maior cuidado é com o excesso de água. Depois tirar o pó com a vassoura ou com o aspirador, deve-se passar um pano levemente umedecido com a solução de água e detergente. Também é possível usar uma solução de três colheres de vinagre branco para um litro de água, se o piso estiver mais engordurado, indica Ana Paula. Apesar da semelhança com a madeira, o material não deve receber cera. Também são contraindicados produtos à base de silicone.
Vinílico
Aqui, também só deve ser usada a solução de água com detergente, com o mesmo cuidado de não molhar. O excesso de água pode remover a cola e criar bolhas no piso.
Carpete
A limpeza deve ser feita com o aspirador de pó. Se algum líquido for derramado no carpete, use papel toalha para absorvê-lo ao máximo, recomenda Juliana. Em seguida, prepare uma solução para remover a mancha. Em um litro de água morna, adicione uma colher de sopa de vinagre e a mesma medida de detergente neutro sem cor. Agite bem até formar espuma. Então, com uma esponja ou pano, aplique apenas a espuma sobre a mancha (para não encharcar as fibras) e faça movimentos circulares. Deixe agir por uns 10 minutos e, depois, retire com um pano limpo. A orientação da organizadora é fazer uma higienização mais profunda do carpete, com uma empresa especializada, pelo menos uma vez por ano.
Rejuntes
Para remover o encardido dos rejuntes dos pisos, cada especialista tem uma receita. Ana Paula recomenda esfregar saponáceo líquido com uma escovinha. Já Juliana orienta usar vinagre de álcool diluído em água (uma parte de vinagre para uma parte de água), mas desaconselha o uso em pisos mais sensíveis, como um porcelanato brilhante ou de cor mais escura.