Novos modelos de aspiradores limpam o ar e até secam o chão
Por Valéria França
Aspiradores menores, mais leves e potentes estão entre as novidades apresentadas na 25ª edição Feicon Batimat –a maior feira da construção civil e arquitetura da América Latina, que acontece de 9 a 12 de abril, em São Paulo.
Modelos verticais, que se parecem com vassouras e ocupam menos espaço dentro do armário, são uma forte tendência do segmento. Os aspiradores tradicionais, do tipo canister (arredondados, com mangueiras e acessórios), têm caído em desuso em razão da falta de espaço nos apartamentos, cada vez mais compactos.
A Makita, uma das marcas expositoras, tem modelos verticais ergonômicos e leves, como o CL100DZ, que pesa menos de 1 quilo.
A empresa conta com uma gama variada de aparelhos. Outro destaque é o DRC200Z, aspirador movido à bateria que funciona por controle remoto. Indicado para a limpeza de ambientes grandes, como escritórios, tem capacidade para coletar até 2,5 litros de sujeira –mais do que o dobro de um equipamento convencional.
Como os pisos frios estão mais em alta do que os acarpetados, há aparelhos que aspiram a sujeira, sugam a água e secam a superfície em uma única passagem. A Kärcher, outra participante da Feicon, produziu o FC5 para limpeza de revestimento de pedra, vinílico e concreto. A “supervassoura” de quase 2 quilos vem com rolo de microfibra destacável na ponta.
Os novos modelos incorporaram também o sistema de filtragem com quatro etapas, conhecido com Hepa, que consegue reter partículas mínimas e micro-organismos (bactérias, ácaros e fungos). O processo é o mais eficiente de limpeza para os que têm alergia –que devem aspirar o colchão, além do piso, sempre que possível.
Outras importantes marcas do setor que não são expositoras da feira também têm produtos que seguem as mesmas tendências.
O AV12, modelo vertical da Black+Decker, tem 1,5 quilo, filtro Hepa, potência de 1.200 watts. É um equipamento dois em um: sua parte inferior pode ser destacada e virar um miniaspirador, ideal para a limpeza de estofados e do interior de carros.
Como as demais concorrentes, a Black+Decker, aos poucos, aposenta o filtro de papel, que vem sendo substituído por um coletor lavável, mais sustentável.
A Electrolux lança, na segunda quinzena de abril, um aparelho mais potente, com 1.600 watts. Do tipo canister, o Easybox (EAS30) é mais robusto. Pesa 6,27 quilos e tem capacidade para 1,8 litro de sujeira– o AV12 coleta no máximo 800 mililitros.
Segundo a fabricante, o EAS30 se destaca pelo alto poder de sucção. “Um estudo realizado pela Electrolux identificou que em 80% dos lares brasileiros a limpeza é realizada pelos próprios moradores”, diz Adriana Gimenez, gerente de marketing da categoria eletroportáteis. “Por isso, precisam facilitar a limpeza e a organização da casa.”
Outra inovação são os aspiradores mais silenciosos. O eletrodoméstico é considerado um dos três mais barulhentos, junto com o secador de cabelo e o liquidificador. Na hora da compra, o consumidor deve procurar o Selo Ruído, desenvolvido pelo Inmetro e obrigatório no produto. Trata-se de uma adesivo que informa os decibéis e ainda tem cinco barras coloridas para facilitar a comparação entre as marcas.
Feicon Batimat
De 9 a 12 de abril, das 10h às 20h, na São Paulo Expo, km 1,5, da rodovia dos Imigrantes, na Vila Água Funda. O evento é exclusivo para profissionais da área de construção civil. O credenciamento pode ser feito gratuitamente pela internet em qualquer um dos dias (https://www.feicon.com.br/Credenciamento ). No local, o ingresso custa R$ 55