Feira em SP mostra minicidade com casas feitas de contêineres
Por Renan Marra
A Expo Container City, feira dedicada ao mercado de contêineres, quer mostrar que é possível criar projetos residenciais e comerciais de luxo usando como base as grandes caixas de metal.
O evento acontece até domingo (14) no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo.
“É preciso desmistificar a ideia das construções em contêineres como puxadinhos”, diz Marcos Bueno, idealizador da feira. O evento criou uma minicidade com casas, lofts, lanchonetes, escritórios, banheiros, ambulatórios e até piscina. Tudo de metal.
Os visitantes encontram dois tipos de contêineres: o marítimo e o modular. O primeiro, usado para armazenamento e transporte de mercadorias, é mais resistente. O segundo, com paredes encaixadas, é mais flexível. As duas estruturas são de aço.
Para Bueno, os projetos em contêineres são uma alternativa para reduzir o déficit habitacional porque podem ser produzidos em larga escala.
“Por descartar fundações, o processo de construção é simples e exige menos material do que uma obra tradicional. A economia pode chegar a 40% do valor de uma casa de alvenaria do mesmo tamanho”, justifica.
Além do melhor custo-benefício, os projetos são sustentáveis, porque há reaproveitamento de materiais, defende Bueno. Após a vida útil de um contêiner marítimo, a estrutura provavelmente ficaria parada em depósitos até enferrujar.
A entrada para a Expo Container City é gratuita. Também há um ciclo de palestras, que vai falar sobre temas como conforto térmico, segurança e legalização das estruturas. As vagas são limitadas. Programação e inscrições no site.
Expo Container City
Data: até domingo (14)
Local: Expo Center Norte; rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo
Entrada: gratuita
Horário: das 13h às 20h