Como cuidar da sua casa para evitar alergias na mudança de estação

Por Lucas Nascimento

Com a chegada do outono, as roupas de frio voltam ao uso e trazem ácaros e fungos acumulados por um longo período, que podem causar irritações e crises alérgicas. Conheça algumas soluções simples para evitar esses problemas.

Coloque capas sintéticas em colchões e travesseiros. As peças ajudam a evitar a penetração dos ácaros nas peças de cama, segundo Pedro Bianchi, diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

O médico destaca que os animais microscópicos proliferam em ambientes com acúmulo de células mortas. Se você tem cama box, coloque sachês antimofo no baú.

Outra sugestão é retirar roupas e cobertores antes do uso e deixá-los em ambiente ventilado e expostos ao sol. Na hora de guardar para as próximas estações, coloque-os em bolsas a vácuo.

“É uma solução interessante. Não vai ter problema com umidade, mofo e ácaro. Você vai tirar da bolsa quando for usar e ainda estará com cheiro de roupa lavada”, diz Stella Nogueira, da Organizabox.

Pelo menos uma vez por mês, é importante limpar os colchões com uma solução de água e vinagre, esperar secar, pulverizar bicarbonato de sódio e depois aspirar para retirar a umidade. A dica vale para sofás, cadeiras e todo tipo de estofado, explica a organizadora.

Para quem tem carpete, a solução é lavar uma vez por mês e fazer aspiração diária. A recomendação é que o aparelho possua filtro com a tecnologia Hepa, ou “alta eficiência em separação de partículas”. Caso contrário, poeira e restos de células mortas e baratas apenas serão dispersados em outros ambientes da casa.

Livros devem ser acomodados, de preferência, longe dos quartos, e exigem cuidados específicos para evitar que os alérgenos causem doenças além das crises.

Em casos mais extremos de umidade, desumidificadores elétricos devem permanecer ligados 24h por dia. Verifique a compatibilidade entre o tamanho do cômodo e a capacidade do aparelho.

Você pode aproveitar a baixa das temperaturas para iniciar uma rotina de limpeza nos filtros de ar-condicionado. Fique atento às especificações do fabricante para a periodicidade da higienização e faça manutenção preventiva nos aparelhos com estabelecimentos autorizados.

Essas medidas ajudam a evitar crises alérgicas no ambiente de casa, mais comuns em época de frio por causa da aglomeração de pessoas e condições favoráveis para a propagação de doenças.
“Cerca de 10% da população mundial tem asma e um terço tem rinite. Quando vamos chegando a uma época mais fria, vírus como o da gripe circulam mais facilmente, o que pode desencadear irritações alérgicas em pessoas comuns e crises entre os pacientes dessas doenças”, afirma Bianchi.