Saiba como evitar acidentes com gás em casa

sobretudo

Por Lucas Nascimento

Na última quarta-feira (22), seis turistas brasileiros morreram por inalação de gás em um imóvel no centro de Santiago, no Chile. Bombeiros registraram uma alta concentração de monóxido de carbono no apartamento e trabalham com as hipóteses de vazamento do aquecedor de água, do aquecedor geral ou do gás de cozinha.

A utilização de gás, seja do tipo natural (GN) ou liquefeito de petróleo (GLP), e distribuído através de encanamento ou botijões, é regulada por uma série de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Veja algumas dicas para evitar acidentes e vazamentos.

Botijão de GLP

É recomendado, mas não obrigatório, que você mantenha o botijão fora da cozinha, em local arejado e protegido de sol e chuva.

A mangueira deve ter, no máximo, 1,5m de comprimento, indicar a validade de cinco anos, a inscrição da NBR 8613, norma que regulamenta este tipo de produto, o nome do fabricante e o símbolo do INMETRO. As regras de validade e INMETRO servem para o regulador.

Não deixe, porém, o botijão ao lado do fogão, pois o aquecimento do forno pode disparar o plug fusível, um dispositivo de segurança que deixa o gás escapar se a temperatura ultrapassar os 76ºC.

 “Todo equipamento que usa gás, natural ou botijão, deve estar num lugar que tenha circulação de ar. Nada de cozinha hermética. Tem que ter uma pequena fresta embaixo da porta e a veneziana da área de serviço tem que ter um ponto que não fecha 100% para que, em caso de vazamento, o gás se dissipe”, diz Sergio Bandeira de Mello, presidente do Sindigás.

O botijão é de fácil instalação, mas é importante estar atento à qualidade do equipamento e manter fechado o registro quando o gás não estiver sendo utilizado. Após a instalação, faça um teste com espuma na base do regulador. O surgimento de bolhas é sinal de vazamento.


Central de gás

Desde 1987, é proibida por lei em São Paulo a acomodação de botijões dentro de apartamentos. É obrigatório que os condomínios sem fornecimento canalizado de gás possuam uma central, onde os botijões são acomodados fora das dependências dos apartamentos e o gás é distribuído até as unidades.

“O local deve ser arejado e não pode ter nenhum tipo de valeta ou ralo, porque o GLP é mais pesado do que o ar. Se houver vazamento, ele pode se espalhar”, diz Flávio Fernandes, engenheiro mecânico e sócio-proprietário da BGF Consultoria e Engenharia LTDA.

 Gás natural (GN)

O gás natural é fornecido diretamente via tubulação para os domicílios. É importante que haja ventilação adequada nos locais de instalação dos aparelhos.

A Comgás, que opera o serviço de distribuição de gás natural em são paulo, informa que aquecedores de água a gás possuem normas específicas para o seu projeto e desempenho. Os locais de instalação também possuem normas específicas.

Siga as instruções do fabricante para manutenção. Uma má regulagem pode resultar em queima incompleta do gás e gerar monóxido de carbono.

Em caso de vazamento, não acenda luzes ou acione equipamentos elétricos, não utilize fósforos ou isqueiros. Abra janelas e portas e feche as válvulas de bloqueio do equipamento. Em seguida, comunique o vazamento à concessionária que fornece o gás por meio do contato de emergência.