Siga este calendário para fazer sua festa de final de ano sem drama

sobretudo

Por Marília Miragaia

Semana 1: 9 a 15/12

RSVP A segunda semana de dezembro é o limite para confirmar o número de convidados da festa, diz a organizadora pessoal Ingrid Lisboa. A informação ajuda a definir o menu e a quantidade de comida.

Orçamento Faça uma estimativa do quanto pode gastar e use-a para nortear decisões sobre menu, bebida e decoração. O dono da casa não precisa arcar com tudo e pode dividir o valor da festa por pessoa ou distribuir tarefas.

Crianças Compre giz de cera, lousa e brinquedos e faça uma estação para os convidados mirins. A sugestão de Katia Yahn, produtora e decoradora de eventos, é destinar um rolo de papel kraft para os desenhos (ele pode até ser usado para forrar a mesa da festa).

Cardápio Antes de escolher as receitas, determine se você terá lugares à mesa suficiente para todos —se não, opte por pratos fáceis de comer sem apoio. Também é essencial saber se existem convidados com restrições a glúten, carne e outros alimentos de origem animal e planejar o que servir. Na hora de eleger as receitas, não se esqueça dos ingredientes da época, mais baratos e fáceis de achar.

Encomendas Se o tempo está apertado para fazer tudo em casa, encomende um ou dois pratos —os assados, que são trabalhosos, ou as sobremesas, mais delicadas, por exemplo. Fique de olho na data-limite e faça o pedido com antecedência, enquanto a oferta é maior.

Adiante as compras Com o menu pronto, liste os produtos que não estragam com facilidade e compre. Entram na relação bebidas, itens congelados (peru, tender, peixes), enlatados, farinhas (de milho, panko, mandioca), castanhas, bacalhau e azeite.

Semana 2: 16 a 22/12

Decoração Procure floriculturas que entregam na véspera da festa e encomende centros de mesa. Outra ideia é comprar (ou fazer em casa) arranjos com flores secas —para Katia Yahn, os do Estúdio Fábio Martinusso, em São Paulo, são boa inspiração.

Utensílios É época de se perguntar: qual o tamanho da forma que preciso para assar o peru? Quantos talheres tenho para o jantar? Faça uma lista de utensílios de cozinha e mesa: panelas, formas, potes herméticos, bowls, pratos, copos, talheres. Se faltar algo, peça emprestado ou alugue.

Doces No meio da semana, compre sorvetes e panetones artesanais, que são mais delicados. Se quiser adiantar a sobremesa, faça a massa do cheesecake, ensina a confeiteira Marilia Zylbersztajn. É só preparar a massa clássica (com biscoito), colocar na forma, embalar com papel-filme e guardar no freezer. Retire e asse na hora de usar.

Pão Até o fim da semana, compre dois filões de pão, corte em fatias, embale em zip lock e congele. No dia da festa, tire o pão do freezer, borrife com água e asse. Brioche e pão de fermentação natural funcionam bem, afirma Zylbersztajn.

Música Só uma lista de música não faz verão em uma festa que se estende por horas —e precisa contemplar gostos e momentos diferentes. Aproveite a antecedência para ouvir e selecionar playlists prontas de DJs que mais gosta.

Vá ao mercado Faça compras de frutas e legumes mais resistentes a partir da quarta-feira (18). São exemplos maçã, manga, cítricos (mexerica, limão, grapefruit) e abacaxi —a depender, compre um pouco mais verde e deixe amadurecer. Inclua na lista itens da mesa fria: presunto cru, queijos embutidos (dê preferência a embalagens a vácuo).

Mãos à obra Organize os processos de descongelar, marinar e dessalgar, que consomem tempo, a partir da quinta-feira (dia 19). Peças de carne precisam ser descongeladas com calma, sempre sob refrigeração. Se forem grandes e tiverem osso (como um pernil), levam mais tempo. Para não errar, pergunte para o açougueiro na hora da compra ou confira na embalagem do produto.

Casa limpa O fim de semana (21 e 22) antes da festa é a data limite para fazer faxina na casa e deixar tudo organizado. Aproveite para limpar todos os utensílios de serviço, incluindo taças e copos e lavar toalhas e guardanapos.

Semana 3: 23 a 25/12

Decoração express Se não deu tempo de enfeitar a casa, um vaso de flores pode resolver. Astromélias, antúrios e rosas vermelhas são mais resistentes, ensina o florista Vic Meirelles. Rosas brancas, dálias e outras flores mais delicadas devem ser compradas um dia antes da festa.

Última compra Folhas para a salada, temperos frescos (coentro, manjericão, hortelã) e frutas frágeis (figo, morangos) estão no grupo de ingredientes mais perecíveis para comprar dois dias antes da festa.

Gele a bebida Quem tem um refrigerador para bebidas pode começar a tarefa dois dias antes. Uma alternativa é usar o tanque de roupas: vede o ralo com a tampa, coloque gelo, álcool e sal (use um litro de álcool e 350 gramas de sal para um tanque médio) e mergulhe as garrafas. Também é aconselhado ter champanheiras (recipientes grandes em que se coloca gelo) espalhadas pelo espaço da festa, para facilitar o acesso à bebida.

Dia 23 Adiante os assados (peru e pernil), começando por aqueles que serão servidos no dia 24. Quando terminar, é a vez da receita que será servida no dia 25. Armazene na geladeira e, na hora de servir, deixe chegar à temperatura ambiente antes de aquecer no forno. Regue com o molho da assadeira e pincele com azeite antes de servir.

Dias 24 e 25 No dia de celebrar, procure cozinhar apenas o que precisa estar fresquinho para a hora da festa. Arroz, farofa e salada são exemplos.

Planejamento

Defina o cardápio  Dá para ousar um pouco na escolha das receitas, desde que a refeição tenha dois ou três opções bem recebidas por todos, diz a cozinheira Heloisa Bacellar, do Lá da Venda. Se precisar simplificar, prepare menos pratos —é mais fácil fazer a compra e a sobra é menor

Calcule as quantidades  O banqueteiro Viko Tangoda sugere, por pessoa, cerca de 800 gramas de comida já pronta, divididos em 300 gramas de entrada, 300 gramas de proteína e 200 gramas de acompanhamento —a fórmula funciona com uma mesa farta de antepastos e entradas e não inclui sobremesa

Organize o bar  Aposte em bebidas fáceis de combinar. O gim, por exemplo, pode se transformar em gim-tônica, em negroni e no gin fizz (com suco de limão, água com gás e xarope de açúcar). Cachaça branca, mais leve, rende, além da clássica caipirinha, um ponche com suco de frutas e espumante. Compre Aperol para fazer spritz adicionando espumante

Eleja um drinque básico  Refrescante e fácil de fazer, o gim-tônica é ótimo para festas. Para calcular a compra, considere que uma garrafa serve 12 doses de 60 ml, recomenda o bartender Fabio La Pietra, do SubAstor. A receita do drinque requer 60 ml de gim para cerca de 150 ml de água tônica

Faça sua decoração  Para decorar a mesa, faça uma composição com vidros de conserva e velas no interior (use areia no fundo). Outra sugestão da produtora Katia Yahn é compor um arranjo com vasos de barro (com suculentas e ervas) e decorá-los com fitas, laços, pompons e cordas

Escolha o vinho  Vinhos versáteis, que navegam pela diversidade de receitas da festa, são a recomendação da sommelière Alexandra Corvo. Durante a refeição, escolha brancos com boa acidez, frescor e estrutura (os da região portuguesa do Dão e chardonnay da Nova Zelândia são exemplos). Para tintos, procure rótulos mais leves, menos alcoólicos e pouco frutados (caso de um Chianti clássico). Entre os espumantes, champanhe é curinga para combinar com a comida. Rótulos nacionais são bons para o brinde —os de uva moscatel funcionam com a sobremesa

Onde alugar utensílios em SP Da Casa (dacasaecia.com.br); D. Filipa (dfilipa.com.br)

Fontes: Heloisa Bacellar, chef do Lá da Venda, na Vila Madalena (SP); Fabio La Pietra, bartender do SubAstor, na Vila Madalena (SP); Ingrid Lisboa, organizadora pessoal; Katia Yahn, produtora e decoradora da Yahn Produção e Cenografia; Marilia Zylbersztajn, da confeitaria Marilia Zylbersztajn, em Pinheiros (SP); Vic Meirelles, florista; Viko Tangoda, banqueteiro

Ilustração: Silvia Rodrigues