Designer ensina como misturar estampas e cores ao escolher sofás, almofadas e cortinas
Por Rosane Queiroz
Coordenar cores, estampas e texturas é essencial para criar uma decoração harmônica. Das cortinas às almofadas, há que se levar em conta os padrões, tons e texturas que funcionam bem juntos, em cada ambiente. “Uma casa bem vestida traduz a identidade do morador”, diz a designer de interiores Giseli Koraicho, do escritório Infinity Spaces.
É preciso ter cautela nas escolhas, para não cometer excessos na combinação de cores e estampas. “Isso pode gerar muita informação visual no ambiente, deixando-o confuso e sem personalidade”, diz Koraicho.
A seguir, confira as sugestões da designer de interiores para usar bem os tecidos em todos os cômodos da casa.
Defina uma paleta de cores
Pode combinar roxo com amarelo? Ou é melhor apostar nos tons terrosos? Tudo é possível, desde que se estabeleça uma paleta de cores inicial, que vai guiar a decoração. “Ela vai criar a identidade visual e o estilo do ambiente”, diz Koraicho.
A designer sugere começar a escolha das cores pelas peças maiores, que marcam presença e não serão trocadas com tanta frequência, como sofá e poltronas. Em seguida, defina tons complementares das peças menores, entre elas cortinas, almofadas, pufes, tapetes e jogos de cama.
“Normalmente escolhemos um tecido mais neutro para as peças como o sofá, e brincamos com as cores e estampas nas peças menores, que podem ser trocadas com maior facilidade”, diz a designer.
Seja fiel ao seu estilo
Para um ambiente de cores neutras, use tons claros e pastéis. Se a ideia é criar um clima mais intimista, mistures cores neutras e quentes. Quem prefere um toque industrial, pode abusar dos tons frios e acinzentados. E para contemplar um estilo divertido, brinque com uma paleta de cores fortes. “O importante é escolher um estilo e ser fiel a ele. Dessa forma, fica mais fácil fazer as combinações, para que o resultado final seja harmônico”, diz Koraicho.
Não tenha medo das listras
As listras são consideradas um padrão neutro, pois combinam com qualquer outra estampa. Também é uma boa opção porque alonga e deixa o ambiente maior.
Koraicho diz que é possível combinar uma cortina listrada até mesmo com um sofá xadrez ou floral, desde que se leve em conta a cartela de cores. “A mistura de estampas é permitida desde que elas conversem entre si, em relação a paleta, padronagens e estilo”, lembra a designer de interiores.
Para evitar deslizes, o ideal é definir um padrão principal e a partir dele acrescentar motivos que o complementam. Se a cortina é listrada de azul e branco, por exemplo, as almofadas do sofá podem ser floridas, mas com o azul e branco predominando na estampa, mesmo que apresente outras cores. “As padronagens também podem ser combinadas entre si, como as geométricas, orgânicas e florais, sempre seguindo a cartela de tons inicial”, diz ela.
Jogue bem com lisos e estampados
Esta combinação soa mais simples do que a anterior, mas também demanda cuidado para refletir coerência. Um jeito de não errar ao reunir as estampas é variar as escalas e cores de uma mesma padronagem, mesclando-as com tecidos lisos.
Uma dica é que os tons lisos sejam os mesmos do padrão da cortina ou vice-versa. Para balizar as escolhas, a designer de interiores dá a deixa: “Geralmente motivos florais combinam mais com decorações no estilo clássico, provençal e romântico, enquanto padrões geométricos, com linhas mais definidas, harmonizam com o estilo moderno ou minimalista”.
Brinque com as texturas
Além de explorar as estampas, brincar com as texturas dos tecidos é uma boa maneira de complementar a composição. De novo, as texturas recomendadas para cada ambiente irão variar de acordo com o estilo escolhido para ele. Se o ambiente é romântico, cai bem uma cortina clara e fluida. Caso o desejo seja vedar a luz, o tecido deve ser obviamente mais escuro ou pesado. O mesmo vale para os jogos de cama e almofadas, que podem misturar algodão, veludo, tecidos bordados, cetim, entre outras texturas, levando sempre em conta o toque acolhedor.
Aposte nas tendências
A monocromia e o tom sobre tom são tendências em 2020. Já as cores do ano são classic blue, neo mint, azul purista, laranja melão, cassis e amarelo queimado. “Formatos assimétricos e que fogem de linhas tradicionais vão predominar nas estampas, neste ano, das paredes às almofadas. Os padrões abstratos e geométricos, por exemplo, ganham mais espaço e imprimem modernidade ao ambiente”, diz Koraicho.