5 ebooks de gastronomia gratuitos para usar na quarentena imposta pelo coronavírus

Por Marília Miragaia

Entre as cerca de 1.000 opções de ebooks que podem ser baixados gratuitamente na Amazon, existem alternativas para confortar a mente, nutrir o estômago e abastecer o copo. Confira uma seleção com cinco delas, encontradas aqui:

1. Los Tacos de México (ed. Aguilar; Martha Chapa)

Tacos (tortillas que envolvem carnes, guisados e verduras) podem parecer um assunto um tanto específico para motivar a leitura de quem não os conhece tão bem. Mas as receitas, seus ingredientes e o hábito de prepará-las estão conectados com a cultura e são uma forma de passear pela história mexicana. Pintora, a autora teve Rufino Tamayo (1899-1991) como um dos mentores.

2. Tô frito! Uma Coletânea dos Mais Saborosos Desastres na Cozinha
(ed. Bicicleta Amarela – Rocco; Luciana Fróes e Renata Monti)

Deslizes, distrações e acidentes que aconteceram na cozinha de 20 chefs conhecidos viraram histórias contadas em primeira pessoa que abastecem este livro. Além de se divertir com os erros (alguns viraram novas receitas, como a farofa de banana da chef Roberta Sudbrack), é uma chance de saber mais sobre figuras como Alex Atala e Claude Troisgros.

3. Bordeaux e seus Grands Crus Classés: a História dos Melhores Vinhos do Mundo
(ed. Labrador; Leonardo Liporone Baruki)

A região francesa de onde vem alguns dos vinhos mais caros do mundo pode intimidar pelo preço e também por seu complexo sistema de classificação. Mas o livro traz uma introdução amigável sobre a sua história para então se concentrar nas vinícolas –o autor conheceu 56 delas em cinco viagens. A leitura mata a curiosidade sobre produtores estrelados, como Château Margaux e Château Mouton Rothschild.

4. Um Pouco da Índia na sua Cozinha (ed. Globo Livros)

O livro é inspirado nos sabores da obra “A Hora da História”, de Thrity Umrigar, escritora nascida em Mumbai, Índia, e conhecida por romances como “A Distância Entre Nós”). Uma espécie de glossário introduz misturas de temperos marcantes na cozinha indiana, como garam masala –faltam direções para quem quer fazer em casa, mas você pode encontrá-las na internet. As receitas que se seguem são interessantes e não apresentam muitas dificuldades –o segredo está nos condimentos.

5. Antropologia e Nutrição: um Diálogo Possível
(ed. Fiocruz; organizadoras: Ana Maria Canesqui e Rosa Wanda Diez Garcia)

O gosto do ser humano por alimentos não é inato: ele se constrói no emaranhado da história, da economia, da política e da própria cultura –defende a publicação. Assim, em uma coleção de artigos, a comida é pensada sob enfoques antropológicos, sociológicos e nutricionais, sem perder de vista a conexão entre alimentação e cultura

*A lista de livros gratuitos varia de acordo com a disponibilidade dos autores e das editoras