Como replantar em casa ervas compradas no supermercado

sobretudo

Por Carolina Muniz

Basta uma ida ao mercado ou à feira para ter temperos frescos por toda a quarentena. É só usar partes desses vegetais para plantá-los novamente, explica Anselmo Augusto de Castro, professor do curso livre de formação básica em jardinagem do Senac São Paulo

Segundo ele, o tempero mais fácil de ser replantado é a cebolinha,  que, em geral, já vem com as raízes. Para isso, deve-se cortar a parte branca do vegetal, deixando cerca de 2 cm da folha, e colocá-la na água, dentro de um copo ou outro recipiente de vidro.

O copo deve ser deixado em um local com bastante luminosidade, mas sem incidência direta de sol. Em contato com a água, as raízes vão crescer e, quando chegarem a pelo menos 2 cm (o que demora de dois a três dias), já é possível transferir a cebolinha para um vaso com terra fofa e rica em matéria orgânica.

O buraco cavado na terra deve ser suficiente para cobrir a parte branca do vegetal. Depois de feito o transplante, é preciso fazer a rega. O mesmo procedimento pode ser repetido com outros temperos, caso de salsinha, alho-poró, capim-limão e aipo.

No caso de alecrim, manjericão, hortelã e tomilho, que não vêm com a parte branca, o processo muda só um pouco. É preciso cortar quatro ou cinco ramos (cada um com cerca de 10 cm), retirar as folhas da parte debaixo e deixá-la submersa em água. Depois de alguns dias, as raízes vão crescer e, então, será hora de transferir a planta para a terra.

Já no vaso, esses vegetais devem ser colocados no lugar da casa onde bate mais sol. Para que vinguem, são necessárias ao menos três horas diárias de exposição à luz solar, diz o professor. Também é importante protegê-las do vento.

No caso da hortelã, é bom que a muda seja acomodada em um vaso exclusivo para ela, já que o seu crescimento pode atrapalhar o de outras plantas. A especificidade do alecrim é o solo, que deve ser mais seco e arenoso. Resistente ao vento, a espécie não existe tantos cuidados e regas, o que facilita para os jardineiros de primeira viagem.

Além das ervas, cebola e alho são boas opções. Para plantar a cebola, basta cortar a parte debaixo, na qual há um pequeno disco e colocá-la na terra úmida. No caso do alho, deve-se se separar cada dente e colocá-lo com a parte de baixo (a que forma a cabeça) dentro de uma mistura de terra e areia bastante úmida. Quando o dente começar a lançar folhas, é hora de transferi-lo para o vaso com terra.