Curso online gratuito ensina mulheres a entrar na área de tecnologia

A WoMakersCode, iniciativa sem fins lucrativos que promove a presença feminina na área de tecnologia, vai realizar de 1º de junho a 3 julho uma série de workshops virtuais para mulheres que tenham interesse em trabalhar no setor, em parceria com a Microsoft. 

A série, chamada Hacking de Carreira, será composta por 15 aulas, transmitidas ao vivo pela internet, que abordam temas como empregabilidade na tecnologia e plano de carreira, além de apresentar os segmentos de computação em nuvem, desenvolvimento de software e ciência de dados, que continuam contratando durante a crise do coronavírus.

“São áreas que inclusive abriram mais oportunidades de vagas neste momento, porque empresas de comércio eletrônico, finanças e saúde estão com alta demanda de contratação”, afirma Cynthia Zanoni, fundadora da WoMakersCode e gerente de projetos da Microsoft. 

A ideia do Hacking de Carreira é apresentar esses segmentos de atuação e indicar outros cursos para que as interessadas possam se aprofundar neles, como uma opção para começar sua trajetória profissional ou mesmo mudar de carreira. Todas as professoras são mulheres.  

“Queremos mostrar quais são as áreas coringa quando pensamos em empregabilidade na tecnologia, para que as mulheres possam tomar as decisões sobre qual caminho seguir”, diz Zanoni.

Evento da WoMarkersCode sobre entrevistas de emprego, em janeiro, em SP

As aulas são gratuitas, mas é preciso se inscrever no site da WoMakersCode até domingo (31). Homens também podem participar, mas o conteúdo é pensado para inserir mais mulheres no mercado de tecnologia, majoritariamente masculino.

No site de inscrição é possível ver o cronograma de aulas e conhecer as professoras.

A WoMarkersCode foi fundada em 2015, está presente em 10 cidades do Brasil e também tem representantes nos Estados Unidos, Canadá e Chile. Cerca de 23 mil mulheres já acompanharam as suas atividades.