Semana Criativa de Tiradentes reúne designers em palestras e workshops virtuais

Por Iara Biderman

O cenário são as ruas de Tiradentes (MG), o foco é a produção dos artistas locais, os encontros são com designers, arquitetos, empresários da área de decoração de todo Brasil.

Realizada há quatro anos na cidade histórica mineira, em 2020 a SCT (Semana Criativa de Tiradentes) será, pela primeira vez, 100% online.

Mas a cidade e as reuniões entre artistas e empreendedores continuam muito presentes. O festival anual foi concebido para repensar o artesanato, o design e o jeito de morar brasileiro, valorizando e, ao mesmo tempo, atualizando, os saberes tradicionais.

Para isso, os organizadores do evento realizam, no decorrer do ano, imersões e oficinas em que profissionais da área de diversas partes do país desenvolvem, junto aos artesãos de Tiradentes, peças e produtos nos quais o “design raiz” conversa com as demandas da decoração contemporânea.

Na edição virtual da SCT, essas peças estão no Mercado, canal de vendas online do festival. São produtos como as luminárias com base de ferro do artesão Wagner Trindade e cambraia bordada a mão pelas Artistas do Bairro ou o porta-joias da Imperial Estanhos desenvolvidos a partir da tutoria de Álfio Lisi, Fernando e Yáskara Jaeger.

Algumas peças do Mercado são vendidas com exclusividade pelas lojas Breton e Do Edy Store. Outras podem ser encomendadas diretamente com os artesãos.

O evento começou nesta quinta (15) e sua primeira atividade, pela manhã, foi uma viagem virtual pelas ruas do centro histórico da cidade e adjacências com Alexandre Disaro, do Viajar de Casa, e Fabrício Rodrigues, do projeto Beco de Tiradentes.

A abertura oficial é um show com Lô Borges, que, junto com Milton Nascimento, criou o famoso “Clube da Esquina”. Em uma live na Pousada Amana, casarão com características coloniais, o músico apresentará, às 21h, “Paisagem da Janela”, retrospectiva de sua carreira.

O show de abertura e o de encerramento no domingo (18) serão transmitidos no canal do YouTube da Semana Criativa de Tiradentes e abertos gratuitamente ao público. O restante da programação (palestras, rodas de conversas, aulas-show) pode ser acompanhados no aplicativo da SCT. Os ingressos para as atividades custam R$ 70.

Estão na programação arquitetos como Marcelo Rosembaum em uma palestra sobre design como ferramenta de transformação, Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz num bate-papo sobre o livro “Brasil Arquitetura” ou Guto Requena falando sobre empatia, design e tecnologia.

O estilista Ronaldo Fraga é outro participante do evento. Além de contar sobre seu projeto de consultoria para artesãos mineiros “Minha casa em mim”,  ele faz uma palestra sobre “O design no fim do mundo” na sexta (16).

Já o designer Renato Imbroisi fala sobre congado, manifestação popular que dá nome à linha de produtos desenvolvida por ele e Cristiana Pereira Barretto com bordadeiras da Serra da Moeda, em Brumadinho. A linha Congado será lançada durante o festival.

A comida mineira também marca presença no evento, por meio de aulas-show nas quais chefs locais ensinam o público a preparar pão-de-queijo de mãe, doce de leite, goiabada frita e broa de queijo de Carrancas.

A programação completa do evento e o link para comprar os ingressos e baixar o aplicativo podem ser acessados no site semanacriativadetiradentes.com.br.