Saiba como evitar 4 erros comuns na hora de organizar a casa

Por Carolina Muniz

Alguns erros de organização podem atrapalhar a rotina doméstica e estragar roupas e objetos ao longo do tempo. A seguir, veja quais são as principais falhas cometidas, segundo as organizadoras pessoais Bárbara Volnei​ e Ingrid Lisboa.

Guardar cobertores em sacos plásticos fechados
Peças que vão ficar no armário por muito tempo, de uma estação para outra, não devem ser armazenadas sem nenhuma proteção, para que sejam mantidas preservadas e sem acúmulo de poeira. No entanto, não é recomendado que itens feitos de tecidos naturais (caso de algodão, seda, lã e linho) sejam embalados em sacos plásticos. Isso porque o material atrapalha a ventilação da peça, facilitando o aparecimento de fungos.

Mesmo quando a roupa ou o edredom já vem da lavanderia envolvido em uma proteção plástica, é necessário substitui-la por uma capa que permita a troca de ar. Uma boa opção é usar embalagens em que um lado é feito de plástico transparente e o outro, de TNT (tecido não tecido). Outra alternativa é utilizar bolsas a vácuo, nas quais todo o ar é retirado com a ajuda de um aspirador de pó, o que também diminui o volume dos itens.

Antes de guardar as peças até a próxima estação, é preciso lavá-las e deixá-las secar por completo.

Comprar caixas organizadoras sem nenhum critério
Muita gente se empolga na hora da organização e acha que, quanto mais organizadores, mais a casa ficará organizada. Mas a verdade é que isso pode mais atrapalhar do que ajudar.

Usando caixas e cestos é possível separar objetos em diferentes categorias, o que facilita encontrá-los no dia a dia. Mas, antes de comprá-los, é preciso entender qual a função que vão desempenhar e também desapegar daquilo que não se usa mais. Só assim vai dar para entender quais e quantos organizadores serão necessários. “Não adianta a pessoa comprar um item para otimizar o espaço se ela não tirou do armário o que não serve mais”, afirma Ingrid Lisboa.

Outro erro comum é comprar os organizadores sem medir gavetas e prateleiras, diz Bárbara Volnei. “Sem ter as medidas, acabamos comprando caixas e cestinhas do tamanho errado e, assim, fazendo um mau uso do espaço.”

Querer organizar tudo de uma vez
O melhor é dividir o trabalho em pequenas metas, mais fáceis de serem cumpridas. Por exemplo, se a pessoa tira tudo do armário de uma vez só, ela provavelmente terá mais dificuldade para finalizar a organização. “Ela olha todas aquelas peças em cima da cama e não sabe por onde começar. Depois, não consegue terminar e acha que é incompetente, mas na verdade a tarefa que era longa demais”, afirma Ingrid Lisboa.

A organizadora recomenda que a pessoa calcule o tempo que terá disponível e estabeleça uma meta factível a esse intervalo. Ela pode determinar que vai organizar a parte das prateleiras e, num outro momento, a das gavetas, até terminar o armário todo. Ou que vai começar a organização da cozinha pela geladeira e, depois, seguirá para as gavetas de utensílios e assim por diante.

Lisboa orienta iniciar pelas partes da casa que trarão um maior impacto na rotina, nas quais o resultado dará mais estímulo para continuar. Nesse sentido, é preciso evitar começar por lugares nos quais o apego pelos objetos é maior. Se a pessoa ama bolsas e começar por elas, vai ter dificuldade de se livrar do que não usa mais, e aí a organização não vai para a frente.

Ter um quarto ou armário da bagunça
“Muitas pessoas deixam a casa inteira organizada e levam aquilo que não querem resolver para um cômodo, mascarando o problema”, afirma Bárbara Voltei. Na opinião da organizadora, esse comportamento é prejudicial por dois motivos. Primeiro, porque a pessoa ocupa um espaço que poderia ter uma outra utilidade, como virar um home office ou uma briquedoteca. E, segundo, porque muita coisa acaba se perdendo ali dentro.

“Depois de anos, quando a pessoa vai se mudar para outro lugar, ela descobre um monte de itens que ela nem sabia que estavam ali e que poderiam ter sido úteis”, diz ela. “Mexer na bagunça é importante para lidar com as pendências e eliminar o peso desnecessário”, completa.

Ela reforça que isso é ainda mais importante agora, quando todo mundo está mais em casa e precisa otimizar os espaços. “Dá para desapegar e ainda ganhar um dinheiro com aquilo que não se usa mais”, afirma.