Conheça os novos revestimentos lançados na Expo Revestir, a maior feira do setor na América Latina

Por Yara Guerchenzon

Depois de mais de um ano de distanciamento, trazer a lembrança da vida ao ar livre para dentro de casa pode ser um alento.

Nessa toada, muitos dos lançamentos apresentados na 19ª edição da Expo Revestir —a maior feira de revestimentos da América Latina, neste momento em formato digital, com exibição até a próxima quarta (31)— remetem a vivências que só a natureza nos dá, como o toque de folhas, areia, pedras, madeiras e do fundo do mar.

Para o arquiteto Lucas Blaia, do escritório Blaia e Moura Arquitetos, os revestimentos atuais reproduzem cada vez mais texturas, cores e formatos naturais. “Neste momento em que estamos mais em casa, essa aproximação da natureza nos deixa mais à vontade e traz conforto —sem contar que são produtos de alta resistência e fáceis de limpar.”

Entre os lançamentos da Roca Cerâmica, por exemplo, a linha Calacata Light, de 120 x 250 cm, reproduz o mármore calacata por meio de impressão HD. Outra marca de revestimentos cerâmicos, a Ceusa, apresentou a coleção Botânica Glam, que mistura desenhos de folhas com toques dourados e efeitos em baixo relevo.

Já a Portinari mostrou a coleção Enredo, inspirada nos trabalhos de entalhe, cujo relevo de formato orgânico e imperfeito destaca o produto feito à mão, artesanal. A coleção Bubble, da Portobello, reproduz bolhas de sabão, em relevos côncavos e convexos.

A Castelatto se inspirou na arquitetura vernacular, na natureza e nas rochas para o lançamento de pisos e revestimentos de concreto arquitetônico. Entre eles, a linha Pau a Pique, que recria a técnica conhecida como taipa de mão, integrando o concreto arquitetônico ao entrelaçado de ripas de bambu.

Na série Moledo, a superfície das peças retrata fielmente as texturas, tonalidades e formas orgânicas das pedras extraídas da terra. Diferentemente da pedra natural, as peças são leves e de fácil aplicação.

Criada a partir do simbolismo das pedras naturais, lapidadas e moldadas pelo tempo ao longo dos rios, os revestimentos da linha Foz, da Decortiles, retratam os seixos em seu estado original, numa paleta de tons encontrados na natureza.

Também entre os expositores, a Incepa apostou em opções neutras e clássicas, planejadas para uma casa flexível, onde se pode descansar, trabalhar, meditar e brincar.

Uma das suas novidades é o revestimento GripPlus, adequado a todos os tipos de espaços, residenciais ou comerciais.
No espaço virtual da Eliane, a novidade foi a coleção Atena, inspirada na Grécia antiga. O revestimento Cronos, de formato hexagonal (31 x 46,2 cm), forma um mosaico quando aplicado.

A Cerâmica Atlas também apresentou produtos hexagonais, entre pastilhas de porcelana e cerâmicas, além de revestimentos com referência à natureza, como as linhas Morea e Java: fabricadas com tecnologia de impressão digital de alta definição, com diferentes nuances que remetem às pedras vulcânicas e ao verde do mar da Indonésia.

Materiais sustentáveis também apareceram, caso de peças feitas a partir de resíduos de poliestireno expandido, madeira plástica e pinus de reflorestamento. A Santa Luzia utiliza esses materiais na fabricação de revestimentos para parede, rodapés e decks ecológicos.

A madeira também é a matéria-prima dos produtos da Akafloor, que faz pisos, forros e painéis ripados. Um dos lançamentos é a linha Piscis, piso que pode ser instalado na paginação escama de peixe, além dos painéis ripados, de madeira tauari, que aumentam o conforto térmico e acústico.

Outro produto indicado para absorver o ruído é o piso vinílico. A Tarkett, especializada nesse material, trouxe a coleção Ambienta Tech, da linha Click, que permite a instalação sobre contrapisos nivelados, lisos ou cerâmicas com rejuntes de até 3 mm. Em dez cores, reproduz o visual rústico e natural de pedras e madeiras.

Soluções que envolvem tecnologia também são uma atração na feira. Na Deca, por exemplo, metais de acionamento touchless foram desenvolvidos para garantir a segurança na higienização das mãos: basta a aproximação em qualquer ponto para a torneira liberar o fluxo de água, sem a necessidade do toque. Para desligá-la, é só se afastar, o que gera economia de água.

Um dos produtos é da linha Orbe, assinada pelo arquiteto Ricardo Bello Dias: uma torneira de mesa com bica alta e curva que traz uma esfera acoplada no corpo da peça, com textura que remete ao globo terrestre, numa referência ao uso consciente da água.

Na cozinha, a Tramontina trouxe o misturador monocomando Monde Filter Plus. Feito de aço inox —material livre de chumbo—, tem acionamento para água quente ou fria e outro, independente, de água filtrada.

Além disso, suas paredes internas não têm porosidades, impedindo o acúmulo de partículas que podem estar presentes na água. Já Docol trouxe a linha Mix&Match Cozinha, com bicas giratórias de mesa e acionamentos independentes, incluindo um do tipo joystick.

A arquiteta Flavia Nobre, da Meet Arquitetura, afirma que, na escolha de louças e metais para banheiros e cozinhas, além da estética, deve-se pensar na praticidade e no respeito à natureza.

“É preciso eleger produtos que não desperdicem água e que agridam menos o meio ambiente ao serem fabricados.”
Com relação ao design, ela cita que “metais com acabamento mate estão em alta e oferecem um toque confortável”.

E se tecnologia é um diferencial também para louças sanitárias, a Kohler indica a Bacia Inteligente Veil. Além do design moderno, a peça permite o comando de diferentes funções por meio de um controle remoto com touch screen.

O produto regula a temperatura do assento e a intensidade da água, faz a desodorização automática do ambiente e possui acionamento de iluminação de LED, para não precisar acender a luz do banheiro. Da mesma marca é o espelho Verdera: feito em alumínio anodizado, tem iluminação embutida e interior espelhado. Vem com três prateleiras ajustáveis e um espelho de aumento também embutido.

Já entre as cubas apresentadas, a linha assinada pelo arquiteto João Armentano para a Roca foi vencedora do prêmio o Red Dot Design Award. A coleção é a Horizon, de estética minimalista e acabamento matte. Com bordas finas, de 5 mm de espessura, são 30% a 40% mais leves.