Como mudar uma planta de vaso ou de ambiente
Mudar um vaso de lugar pode deixar a planta estressada ou ajudá-la, caso ela não esteja no lugar ideal. Neste post, a equipe do Jardim Botânico do Instituto Inhotim, que produz a seção Seu Jardim em parceria com a Folha, ensina como trocá-la de ambiente ou de vaso, quando é preciso mais espaço para suas raízes se expandirem. Aprenda também a fazer poda para que ela cresça mais saudável.
Troca de ambiente
Transferir plantas de lugar excessivamente pode estressá-las, porque ao fazer isso alteramos as condições às quais elas estavam acostumadas –como luz, temperatura e umidade. Porém, a mudança pode ser necessária se ela não estiver instalada no lugar ideal. Por exemplo, se você tiver uma suculenta, como as do gênero Echeveria, e ela estiver com centro mais pálido e amarelado, o caule alongado e perdendo folhas com facilidade, é provável que ela precise estar em um lugar com mais luz solar direta. Mas, lembre-se de que uma mudança brusca de ambiente (de um bem sombreado para um ensolarado, por exemplo) pode fazer com que as folhas queimem e a planta não resista. Neste caso, o ideal é ir aumentando o tempo de exposição solar direta aos poucos. Outras plantas que podem precisar dessa mudança são orquídeas, cactos, samambaias, marantas, filodendros e antúrios.
Realocar o vaso ou trocar plantas de lugar entre si pode ser uma boa escolha para melhorar seu desenvolvimento. O indicado é que você pesquise o lugar ideal para cada espécie. As plantas têm seu próprio tempo para responder a um novo estímulo, por isso, verifique ao longo dos dias se elas estão se adaptando bem ao novo ambiente.
Mudança de vaso
É importante prestar atenção ao momento de mudar uma planta de vaso. Se o recipiente estiver pequeno para sua planta, com muita raiz para pouca terra, é a hora de colocá-la em um maior. Isso pode deixar a planta mais bonita, e você pode criar novas mudas.
Escolha um novo vaso maior, com furos de drenagem e que permita à planta se desenvolver. Coloque alguns centímetros de substrato para que as raízes tenham espaço para se expandir. Retire a planta do vaso com cuidado para não danificar suas raízes, apertando as laterais do recipiente para que elas se soltem das paredes ou fazendo movimentos com os dedos nas bordas, de fora para dentro. Coloque a planta no novo vaso e adicione mais terra, deixando alguns centímetros de altura livres até a superfície para receber a água da rega. Para finalizar, dê uma apertada no substrato para ficar firme e regue.
Como fazer poda
O outono e o inverno são estações propícias para realizar podas, porque as temperaturas estão mais baixas, o que desacelera o metabolismo das plantas. A poda de limpeza, que deve ser realizada durante todo o ano, faz a retirada de ramos, folhas, flores, galhos e frutos secos, deixando apenas as partes mais bonitas e saudáveis. Elementos secos podem ser retirados facilmente, deixando as plantas mais bonitas e estimulando novas brotações. Para remover alguma parte da planta que esteja machucada, utilize ferramentas esterilizadas e coloque canela em pó no local do corte. A canela auxilia na cicatrização e a prevenir a entrada de pragas e doenças.
Já a poda de formação é utilizada para controlar e direcionar o crescimento da planta ou até para dar a ela uma forma escultural, usando técnicas específicas. Ao usar essa poda, lembre-se de respeitar as características das espécies. Além do aspecto escultural, a poda de formação estimula o desenvolvimento da planta.
Ao se aparar uma planta, também é possível estimular a produção de flores e de frutos. A poda de produção pode ser utilizada no inverno para que as plantas aumentem a floração na primavera. Na hora de fazer a manutenção das suas plantas, uma boa dica é ter uma lona para forrar o chão, principalmente em apartamentos, para facilitar a limpeza.
Ferramentas adequadas
Tanto para mudar a planta de vaso ou para a poda, ferramentas como tesoura de poda, luvas, pá e rastelo (utensílio com cabo e dentes de madeira ou ferro) e irão facilitar o trabalho de jardinagem. Quando for comprar peças com a finalidade de corte, certifique-se que elas tenham lâminas afiadas.
Para auxiliar na rega é importante ter borrifador, para umedecer as folhas, e regador, para molhar a terra. Um pulverizador ajuda quem tem muitas plantas e pouco tempo para molhar –para uma área grande, o ideal é ter uma mangueira.
Tem alguma dúvida de jardinagem? Mande a sua pergunta para o email tudomaisumpouco@grupofolha.com.br.
A seção Seu Jardim é uma parceria da Folha com o Instituto Inhotim