Saiba como cuidar das suas plantas na primavera
A mudança de estação exige novos cuidados com os jardins e com as plantas dentro de casa. Neste post, a equipe do Jardim Botânico do Instituto Inhotim, que produz a seção Seu Jardim em parceria com a Folha, ensina como adequar a luminosidade, a adubação e a rega durante a primavera.
Adubação e rega
De maneira geral, com o aumento das temperaturas, é necessário aumentar a frequência das regas. Uma dica é, antes de regar, colocar as pontas dos dedos na terra. Se ela ainda estiver úmida, deixe para molhá-la em outro dia.
As temperaturas mais altas também fazem com que muitas espécies tenham novas brotações. Por isso, é importante evitar as podas neste período, porque isso pode inibir o crescimento da planta.
As novas brotações podem ainda atrair pragas, já que pulgões e cochonilhas gostam de folhas novas. Fique atento ao surgimento dessas pragas e aplique produtos para combatê-las quando necessário.
Esta também é a estação ideal para a adubação, que irá fortalecer a planta e contribuir para que fique menos suscetível ao ataque de pragas.
Luminosidade
A mudança de estação leva à alteração no movimento do sol. Na primavera e no verão, o Sol nasce à esquerda do Leste, mais ao Norte. Isso pode causar alteração na incidência luminosa dentro de casa. Se for preciso, troque as plantas de lugar. Enquanto algumas preferem sol direto, outras se adaptam melhor à meia-sombra ou sombra.
Espécies que florescem
Muitas bromélias, orquídeas, cactos, antúrios e filodendros florescem neste período. Bougainvillea, também chamada de primavera, é conhecida como a planta típica da estação. Árvores como o pau-rosa, o jacarandá e muitas frutíferas florescem na primavera.
Tem alguma dúvida de jardinagem? Mande a sua pergunta para o email tudomaisumpouco@grupofolha.com.br.
A seção Seu Jardim é uma parceria da Folha com o Instituto Inhotim