Geladeira: como limpar, organizar e tirar cheiro ruim

Por Carolina Muniz 

Uma geladeira limpa e organizada facilita o dia a dia e evita o desperdício de alimentos. A seguir, confira as dicas da organizadora pessoal Juliana Faria, da Yru Organizer, para fazer a higienização correta do eletrodoméstico, tirar odores desagradáveis e deixar tudo arrumado.

Limpeza 

Por dentro  Para tirar a sujeira sem estragar o equipamento, o mais indicado é usar água e detergente neutro. Adicione 12 gotas de detergente em um borrifador com 500 ml de água. Depois, jogue um pouco da solução em um pano (de preferência de microfibra) –é possível usar o detergente direto no pano úmido, mas fazer dessa forma evita que a geladeira fique com resíduos do produto.

Limpe por partes, tirando todos os alimentos de cada prateleira ou compartimento. Segundo a organizadora, essa higienização deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Quem quiser fazer uma limpeza mais pesada pode usar também álcool 70% (só nas prateleiras), vinagre de álcool ou bicarbonato de sódio (duas colheres para cada 500 ml de água).

Por fora Aqui, o recomendado também é usar só água e detergente –outros produtos podem estragar a superfície do aparelho com o tempo. Se a geladeira estiver muito engordurada, é possível limpá-la com um removedor a seco (sem cheiro e incolor). Na parte de trás do eletrodoméstico, a orientação é só tirar o pó com um pincel ou uma escovinha. Se a geladeira estiver desligada, é possível passar o aspirador de pó nessa área.

Mau cheiro 

Para evitar Nada deve ser guardado com a embalagem aberta. Sobras das refeições devem colocadas em potes com tampas. Embalar alimentos em papel-alumínio ou filme não é recomendado –a menos que seja por pouco tempo, no máximo até o dia seguinte.

Para tirar É importante fazer uma boa limpeza da geladeira. Se o odor ruim persistir, uma dica é colocar um copo com pó de café, ou com bicarbonato de sódio, ou um algodão com cinco gotas de essência de baunilha. Um pote com um pedaço de carvão de churrasco também funciona. Basta usar uma dessas opções.

Organização
 

Porta Aqui, devem ser guardados alimentos industrializados (caso de mostarda e ketchup) e que resistam melhor à variação de temperatura e a trepidação pela abertura constante. Um erro comum é colocar ovos nesse local. Para garantir sua melhor conservação, eles devem ficar dentro da geladeira, mesmo naqueles modelos que têm um suporte específico para os ovos na porta.

Prateleiras Na parte superior, que é mais fria, devem ficar produtos que precisem mais de refrigeração, caso de leite e derivados. Na segunda prateleira, podem estar comidas em potes fechados e carnes em descongelamento. Na prateleira inferior e na gaveta, devem ser armazenados verduras e legumes.

Uma dica é colocar itens menores em potes transparentes, separados por categorias, na parte da frente da prateleira. Isso ajuda a acessar o que está no fundo da geladeira de maneira mais fácil e evitar que alimentos sejam esquecidos ali.